O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), está promovendo uma iniciativa para facilitar a participação de artistas e produtores culturais no processo de inscrição para a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Com um investimento total de R$ 32.821.468,63, a PNAB visa fortalecer e diversificar o cenário cultural do estado, oferecendo apoio financeiro aos profissionais do setor.
Os interessados em participar têm até o dia 8 de novembro para submeter suas propostas aos 23 editais disponíveis, abrangendo diferentes segmentos culturais como artes visuais, teatro, música e literatura. Essa ação, realizada em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Minc), conta com o apoio operacional do Instituto Magna Mater.
Para facilitar o processo de inscrição, foram disponibilizadas unidades de atendimento em diversos municípios das nove regiões do Estado. Em Maceió, a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas estará aberta no final de semana, das 9h às 14h, para receber os interessados. Além disso, outros municípios como Penedo, União dos Palmares, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Porto de Pedras, Coruripe, Palmeira dos Índios e Arapiraca também terão unidades de atendimento disponíveis no sábado e domingo, das 9h às 12h.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, ressalta a importância de manter as unidades de atendimento abertas no fim de semana para garantir que um maior número de fazedores de cultura em Alagoas tenham acesso a esses recursos, reforçando assim o compromisso com a democratização da cultura e o fomento ao setor criativo. É uma oportunidade única para os artistas e produtores alagoanos participarem e contribuírem para o enriquecimento do cenário cultural do estado.
Com informações e fotos da Secult/AL