Cinema negro e indígena ganha destaque em Maceió
Maceió se prepara para receber a sexta edição da Mostra Quilombo de Cinema Negro e Indígena, que começa nesta terça-feira (19) e vai até o dia 23 de agosto. O evento, promovido pelo Mirante Cineclube, será realizado no Centro Cultural Arte Pajuçara e têm como foco a inovação e inclusão no audiovisual alagoano.
A programação é diversificada e inclui a Mostra Quilombo Jovem, sessões da Mostra Oficial, além de oficinas e laboratórios de imersão criativa. O público poderá conferir curtas, médias e longas-metragens, ficções e documentários produzidos em Alagoas e em outros estados como Bahia, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. Entre os participantes, destacam-se figuras proeminentes do cinema nacional, como Cristina Amaral, Gabriel Martins e Lorenna Rocha.
De acordo com Mellina Freitas, secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, a mostra é essencial para valorizar vozes historicamente marginalizadas. “A Mostra Quilombo é um espaço que celebra a cultura negra e indígena, promovendo a troca de experiências e a formação de novos profissionais”, afirmou. Ela acrescentou que o evento serve como fonte de inspiração para jovens e artistas, fortalecendo a identidade cultural de Alagoas e do Brasil.
O evento se configura, assim, como uma significativa oportunidade para ampliar a visibilidade de produções que refletem a riqueza e diversidade cultural do Brasil, almejando inspirar as futuras gerações.
Com informações e imagens do Governo de Alagoas.