A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), está promovendo a segunda edição da semana da Consciência Negra na Diteal. O evento, intitulado Aqualtune – Das raízes ao palco, acontecerá dos dias 20 a 22 e contará com uma programação totalmente gratuita em homenagem aos povos que contribuíram para a construção da cultura alagoana.
Neste ano, a Diteal escolheu homenagear Aqualtune, uma princesa africana que se destacou como uma figura de resistência, apesar de ter sido vendida como escrava. Ela se tornou líder quilombola e avó de Zumbi dos Palmares. Infelizmente, em 1677, seus registros desapareceram completamente, tornando difícil a pesquisa sobre as raízes afrodescendentes do Brasil.
O evento Aqualtune – Das raízes ao palco tem como objetivo dar visibilidade aos artistas da periferia de Alagoas, destacando a riqueza da cultura afro-brasileira em suas diversas manifestações. Os artistas convidados são representantes da nova geração da cultura periférica, que utilizam sua arte para transformar e enriquecer a cena cultural local. Por meio de suas performances, esses artistas buscam promover a afirmação da identidade negra e contribuir para a luta contra o racismo estrutural e artístico.
A programação inclui nomes importantes como Lacasa Produções, Abides Oliveira, Fátima Farias, Carmem, Mavi Brown, Hallef Marcos e Paulo André Silva (Morcegão), cujos trabalhos refletem o cotidiano, as lutas e as vitórias da comunidade negra. Através de suas apresentações, esses artistas utilizam o palco como uma ferramenta de resistência e transformação social, preservando a cultura afro-brasileira e promovendo o empoderamento da população periférica.
Além disso, a Diteal também celebra a conquista de ter o dia 20 de novembro reconhecido como feriado nacional, simbolizando a importância da data que celebra a resistência negra e que nos lembra da necessidade de refletir sobre a história e o legado da escravidão. O presidente e diretor da Diteal, Sam Menezes, reforça o compromisso da instituição com as lutas sociais, como o combate ao racismo estrutural.
As atividades da semana da Consciência Negra na Diteal acontecerão no Complexo Cultural Teatro Deodoro e não requerem reserva antecipada. Agendamentos para escolas, ONGs e outras instituições podem ser feitos através do telefone 82 9 8884-6885 ou pelo e-mail escolasditeal@gmail.com. Não perca a oportunidade de celebrar e refletir sobre a cultura afro-brasileira e a resistência negra durante esses três dias de programação diversificada e de qualidade.
Com informações e fotos da Secult/AL