A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa de Alagoas, por meio da Secretária Mellina Freitas, anunciou a prorrogação das inscrições para os editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) até domingo (10). A decisão foi divulgada ontem (6) e a portaria de prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (8).
Segundo Mellina Freitas, a prorrogação do prazo se deu para cumprir o cronograma estabelecido pelo Ministério da Cultura, garantindo que os pagamentos sejam realizados sem a necessidade de retirar centavos dos investimentos culturais de Alagoas. Dessa forma, mais projetos terão a oportunidade de concorrer e buscar os investimentos históricos para a arte alagoana.
Os editais da PNAB em Alagoas representam uma importante iniciativa do Governo Estadual em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura. Com um montante de R$ 32,8 milhões distribuídos em 25 editais, as ações abrangem diversas áreas culturais como música, artes cênicas, dança, literatura e patrimônio cultural, beneficiando artistas, grupos culturais e instituições.
O objetivo desses editais é promover o desenvolvimento e a valorização da arte alagoana, oferecendo oportunidades de apoio financeiro para projetos culturais da população, especialmente em um momento de reconstrução do setor cultural pós-pandemia.
As inscrições para os editais da PNAB são gratuitas e podem ser realizadas pelo Cadastro Único da Cultura de Alagoas (CUCA) no site cuca.al.gov.br ou de forma presencial na sede da Secult e em unidades de atendimento localizadas em diversos municípios do estado. Inclusive, nos dias 9 e 10 de novembro, essas unidades estarão abertas para receber inscrições.
De acordo com a Secretaria, a prorrogação do prazo visa garantir que mais pessoas possam participar e ter acesso aos investimentos culturais disponíveis, contribuindo assim para o fortalecimento e a valorização da cultura alagoana.
Com informações e fotos da Secult/AL