No último dia 20 de novembro, o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, em União dos Palmares, foi o cenário das comemorações do Dia da Consciência Negra em Alagoas. O evento, que celebra a história e a luta do povo negro, contou com a presença do secretário de Governo, Vitor Pereira, em representação ao governador Paulo Dantas. Durante as festividades, Pereira reiterou o compromisso do Estado em apoiar as causas da comunidade negra e em promover o turismo na região.
“A Serra da Barriga é um símbolo de luta e resistência da cultura negra e das religiões de matriz africana. Além de representar um local com grande potencial turístico, especialmente após se tornar feriado nacional, trabalharemos para que este espaço seja reconhecido nacional e internacionalmente, como o maior quilombo do mundo”, destacou o secretário.
A programação do Dia da Consciência Negra foi realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), o Ministério da Cultura, a Fundação Palmares e a Universidade Federal de Alagoas. O evento contou com diversas atividades culturais e homenagens que exaltaram a história e o legado do povo negro, incluindo grandes figuras como Zumbi e Dandara dos Palmares. Manifestações culturais, apresentações de capoeira, danças afro e exposições artísticas enriqueceram a celebração, evidenciando a rica herança cultural afro-brasileira.
Durante a homenagem a Zumbi dos Palmares, o secretário foi recepcionado por religiosos de matriz africana e, em seguida, depositou coroas de flores no Memorial a Zumbi, prestando reverência aos líderes quilombolas Ganga Zumba e Zumbi. A secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollenberg, também esteve presente na cerimônia e elogiou a organização e o engajamento dos movimentos neste momento tão significativo para a história negra.
O evento no Quilombo dos Palmares agradou a todas as gerações, desde os mais velhos até os pequenos. Um casal, Lucileide Silva e Severino Silva, viajou 77 km para visitar a Serra e acompanhar a programação. “Estamos adorando! A estrutura melhorou bastante, há muita música boa e várias opções de comida. Ficamos muito felizes em ver tanta gente reunida comemorando o Dia da Consciência Negra”, comentou o casal. As atividades no local também encantaram crianças, como Endrick, de 5 anos, que visitou a Serra pela primeira vez e se mostrou encantado com a história de Zumbi.
Além do secretário de Governo, estiveram presentes na programação do Quilombo outros secretários do Estado, como Felipe Cordeiro (Gabinete Civil), Lydia Pollyana (Esporte), Gino César (Recursos Hídricos), Kátia Born (Assistência Social), Renata Santos (Fazenda) e Melina Freitas (Cultura). Autoridades locais e representantes de órgãos governamentais, como o vice-prefeito de União dos Palmares, Júnior Menezes, o reitor da Universidade Federal de Alagoas, Joseldo Tonholo, e a secretária-executiva do Ministério da Igualdade Racial, Roberta Eugênia, também marcaram presença no evento.
A celebração do Dia da Consciência Negra proporcionou momentos de reflexão, cultura e união para a população alagoana. A valorização da herança afro-brasileira, a reverência aos líderes quilombolas e a representatividade dos movimentos negros foram destacadas como pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A importância do evento ressalta a necessidade de reconhecimento e valorização da história e da cultura afrodescendente no contexto brasileiro.
Com informações e fotos da Secult/AL