Nesta semana, um encontro promovido pela Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi) selou um diálogo importante entre governo, municípios e parceiros estratégicos para reforçar a Rota das Máscaras, um projeto que celebra a tradição artesanal das máscaras feitas à mão. A iniciativa combina artesanato, identidade cultural e turismo criativo que abrange várias regiões de Alagoas.
Representantes das secretarias estaduais de Cultura e Economia Criativa, Planejamento, Gestão e Patrimônio, e Turismo, além do Sebrae, que trouxe sua expertise em economia criativa, estiveram presentes. Também compareceram secretários municipais de Turismo e Cultura das cidades de Anadia, Traipu, Penedo, Porto de Pedras, Pão de Açúcar e Teotônio Vilela.
Idealizada por Thiago Souza e Igor Machado, a Rota das Máscaras tem como pano de fundo o filme “O Reino dos Bobos”. O projeto promove workshops, exibições do filme e rodas de conversa com artistas, estudantes, mestres populares e profissionais do turismo, estabelecendo uma conexão entre arte e tradição.
Um dos destaques do calendário será o evento de encerramento, previsto para 31 de julho de 2025, no Cine Arte Pajuçara, em Maceió. A programação inclui a exibição oficial do filme, uma exposição das máscaras coletadas durante a rota e workshops com rodadas de negócios, reunindo agentes culturais, mestres populares e representantes do trade turístico, além do suporte de instituições parceiras como a Alagoas Feita à Mão.
Com o respaldo do governador Paulo Dantas e a coordenação do secretário Júlio Cezar, a Rota das Máscaras se consolidou como uma política pública que valoriza o setor artesanal, promovendo Alagoas no cenário nacional e internacional. Esse esforço conjunto representa um avanço significativo na afirmação do turismo cultural e da economia criativa do estado, reforçando a identidade e o desenvolvimento sustentável da região.
Com informações e imagens do Governo de Alagoas.