logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Projeto cultural em Palmeira dos Índios oferece oficina gratuita de Xequerê para comunidades quilombolas

COMPARTILHE

O projeto Oficina de Xequerê, idealizado pelo Nos Fios do Agbê – Ateliê Criativo, está abrindo suas inscrições para uma capacitação gratuita voltada para mulheres da comunidade quilombola da Tabacaria, adeptos de terreiros de religiões afro-indígenas, coletivos culturais e associações comunitárias em Palmeira dos Índios. A iniciativa tem como objetivo promover a valorização cultural por meio do ensino sobre o plantio de cabaças, confecção artesanal do instrumento e a execução em ritmos tradicionais.

O projeto contemplará duas turmas, sendo a primeira com início marcado para o dia 9 de abril na sede do Centro de Desenvolvimento Pró-Comunitário – MPDC – Projeto Oásis, localizado na Rua Chico Nunes, nº 49, Centro. Já a segunda turma terá início no dia 10 de abril, na Associação de Moradores do Quilombo Tabacaria.

Durante as oficinas, as participantes terão a oportunidade de aprender sobre a germinação e plantio das sementes de cabaça, confecção do Xequerê/Agbê com trama simples, além de receberem orientações sobre a limpeza, conservação do material e aulas práticas sobre os movimentos e toques percussivos do instrumento. Todas as inscrições são gratuitas e o material necessário será disponibilizado aos participantes.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, ressaltou a importância desse projeto ao afirmar que “A Oficina de Xequerê é mais uma ação que reafirma nosso compromisso com a valorização das manifestações culturais afro-brasileiras em Alagoas. Por meio da capacitação e do resgate de saberes ancestrais, estamos fortalecendo a identidade das comunidades e incentivando a continuidade dessa tradição”.

Coordenado por Taís Nascimento e com a participação de profissionais como a engenheira agrônoma Andrea Avelino, a percussionista Rafaela Costa, a artesã Taís Nascimento, a fotógrafa Waleska Ferreira e a designer Maria Alice Teodoro, o projeto conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.

As inscrições podem ser realizadas através do link https://forms.gle/C26acSJsGJ55r61A7 ou pelo contato (82) 99948-9568. A iniciativa visa fortalecer a identidade cultural das comunidades locais e incentivar a continuidade das tradições por meio do ensino e valorização de práticas ancestrais.

Com informações e fotos da Secult/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade