logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Primavera dos Museus promove a acessibilidade e inclusão cultural em Alagoas.

COMPARTILHE

A 18ª edição da Primavera dos Museus está sendo realizada em Alagoas, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult). Este ano, o tema central do evento é “Museus, acessibilidade e inclusão”, buscando tornar a cultura mais acessível e inclusiva para todos.

Um dos destaques da semana é o lançamento de um livreto digital gratuito do Tatipirun Educacional, disponível para download no perfil do Instagram @tatipirun.educacional. O material apresenta mais de 20 museus e espaços museográficos de Maceió, incentivando a visitação e o conhecimento sobre o patrimônio cultural da cidade.

O Tatipirun Educacional é um atelier de educação patrimonial focado na cultura alagoana para o público infantil. Criado pela professora Adriana Capretz, da Ufal, o projeto conta com a colaboração de estudantes do grupo de pesquisa Relu – Representações do Lugar. O nome do projeto é uma homenagem à obra “A Terra dos Meninos Pelados” de Graciliano Ramos, que aborda a inclusão e a aceitação das diferenças, temas em consonância com a proposta da Primavera dos Museus.

Além do livreto, o atelier oferece mais de 20 livros digitais gratuitos sobre a cultura alagoana, visando promover o acesso ao conhecimento, especialmente entre as crianças, estimulando o interesse pela história e pelo patrimônio local.

A obra “A Terra dos Meninos Pelados”, que inspirou o nome do atelier, foi escrita por Graciliano Ramos em 1939 e continua atual em sua mensagem de inclusão. Assim como a história de Raimundo, o protagonista, a Primavera dos Museus deste ano ressalta a importância de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora.

A coordenadora do Sistema Alagoano de Museus, Mira Dantas, enfatizou a importância de tornar os museus acolhedores e acessíveis a todos. Já a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, destacou o compromisso do governo estadual em promover a inclusão nos museus e espaços culturais.

Dessa forma, a Primavera dos Museus deste ano se apresenta como uma oportunidade de fortalecer o compromisso com a valorização da diversidade e a tornar a cultura acessível e inclusiva para todos os públicos.

Com informações e fotos da Secult/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade