O portal iAPOiS é uma iniciativa que visa reunir fotógrafos documentais para construir um espaço colaborativo com acervos pessoais da rica cultura de Alagoas. Idealizado pelo jornalista e fotógrafo Paulo Marcondes, o site tem como objetivo apresentar um acervo diversificado de imagens que representam o estilo de vida do povo alagoano.
Ao explorar as mais diversas cenas – reais, afetivas e simbólicas – que traduzem a identidade cultural do estado, o iAPOiS reúne fotografias que capturam momentos do dia a dia, rituais, saberes e fazeres que fazem parte da rica cultura de Alagoas. Desde as lavadeiras do rio São Francisco até a religiosidade indígena do povo Wassu-Cocal, passando pela torra artesanal de castanhas e os cortejos, o portal busca destacar a diversidade e a autenticidade da cultura alagoana.
O projeto iAPOiS é fruto do trabalho realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, sendo operacionalizado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) de Alagoas. A proposta do portal é promover uma reflexão sobre a identidade cultural do estado, destacando elementos como o Guerreiro, o batuque do Coco de Roda, e as cenas do cotidiano, como o vendedor de frutas anunciando seus produtos.
Além disso, o site iAPOiS também promove o acesso aberto às fotografias e aos textos, permitindo que sejam utilizados para fins educativos e culturais, sempre com os devidos créditos. A plataforma conta ainda com recursos de acessibilidade, como o VLibras, autodescrição e audiodescrição das imagens, garantindo que seja acessível a todos os públicos.
Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, o iAPOiS é uma ferramenta poderosa de valorização da memória e da identidade alagoana. Ao conectar as pessoas com suas raízes e tradições, o portal contribui para preservar a identidade cultural de forma acessível, viva e afetiva.
As imagens estão disponíveis gratuitamente no site iapois.com.br e nas redes sociais @iapois_alagoas (Instagram) e @iapoisdasalagoas (Facebook), convidando a todos a explorar e se encantar com a riqueza da cultura alagoana através das lentes dos fotógrafos documentais.
Com informações e fotos da Secult/AL