logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Oficinas gratuitas no Museu Palácio no Maceió celebram cultura indígena Kariri-Xocó.

COMPARTILHE

O Museu Palácio Floriano Peixoto, no Centro de Maceió, abre suas portas em 29 de maio para duas oficinas que aproximam o público das tradições indígenas e da arte do povo Kariri-Xocó. Essas atividades fazem parte da exposição “Eu, Kariri-Xocó: barro, identidade e resistência”, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas.

A programação se inicia às 10h com a oficina “Grafismo em Cerâmica”, que contará com 20 vagas. Às 14h, acontece a oficina “Fantoches Indígenas”, também com espaço para mais 20 participantes. Ambas as atividades são conduzidas pelo artista plástico Roniekson Okobayevo, que guiará os participantes na experiência de técnicas e símbolos da cultura Kariri-Xocó.

A mostra em cartaz revela peças criadas por meio de um processo coletivo na aldeia Kariri-Xocó, localizada em Porto Real do Colégio. Essas obras refletem a memória, a espiritualidade e o cotidiano de um povo que valoriza sua ancestralidade através da arte. Além das obras finalizadas, a exposição também traz os resultados de oficinas de cerâmica, pintura com tintas naturais e grafismo tradicional realizadas na comunidade.

Mellina Freitas, secretária da cultura e economia criativa de Alagoas, ressaltou a relevância dessas iniciativas. “As oficinas representam um espaço de encontro entre os povos originários e o público, oferecendo experiências que mesclam arte, memória e ancestralidade”, afirmou a secretária.

O Museu está acessível de segunda a sexta, das 9h às 14h, e de terça a quinta, das 9h às 16h, e convida a todos a explorar a riqueza das tradições Kariri-Xocó.

Com informações e imagens do Governo de Alagoas.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade