Os nove governadores do Nordeste se reuniram nesta quinta-feira (5) em Maceió, durante a primeira assembleia geral do Consórcio Nordeste em 2026, e aprovaram um financiamento de R$ 450 mil para promover a cultura e o turismo da região no exterior. O valor será dividido entre os estados e utilizado na produção de materiais de divulgação.
Segundo a secretária Bárbara Braga, coordenadora da Câmara Temática do Turismo, o Nordeste tem registrado um crescimento considerável no turismo internacional, com aumentos de até 300% em locais como a Paraíba. “É essencial que amplifiquemos o alcance das nossas potencialidades no exterior. Uma das nossas ações será promover as festas juninas na Argentina”, declarou a secretária.
Na assembleia, os governadores também abordaram questões relevantes, como as regras de transição do Fundo de Participação dos Estados (FPE), atualmente em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF). Foi decidido agendar uma reunião com o presidente do STF, ministro Fachin, para solicitar o adiamento da análise desta problemática, prevista para o dia 1º de março. Além disso, os secretários da Fazenda dos estados nordestinos devem apresentar propostas para evitar perdas financeiras em decorrência das novas regras do FPE.
Outro ponto debatido foi a proposta em tramitação na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que prevê a redução de tarifas para a região Norte, excluindo os estados nordestinos. O governador do Piauí, Rafael Fonteles, destacou que enquanto o Norte poderá contar com uma diminuição de 20% nas tarifas, o Nordeste não deve ultrapassar os 5%.
Concluindo a reunião, o governador Paulo Dantas, presidente do Consórcio Nordeste, agradeceu a todos os presentes e garantiu que os compromissos firmados no encontro serão cumpridos.
Com informações e imagens do Governo de Alagoas.












