O escritor e jornalista alagoano Jean Albuquerque apresenta a versão em audiolivro de “A ressaca do mar trincou meus ossos”, um livro lançado originalmente em 2021 pelo selo Loitxa Lab. Agora, a obra está disponível nas plataformas digitais em um formato sonoro que explora a imensidão do mar, suas memórias e afetos.
Neste audiolivro, Jean Albuquerque convida os ouvintes a mergulhar em uma experiência sensorial, utilizando o mar como elemento central de sua narrativa. Através de versos que oscilam como ondas — ora suaves, ora tumultuosas — ele nos transporta por paisagens emocionais que dialogam com o sagrado, a saudade e as lembranças.
Dividido em duas seções, “Um mergulho no oceano silencioso” e “No asfalto há um pouco de mar & outros poemas”, o trabalho reflete uma relação profunda do autor com o oceano. Morador do bairro do Jacintinho e com uma vista privilegiada do mar de Maceió, Jean traz à tona memórias da infância, como as visitas à praia de Cruz das Almas com seu pai, já falecido. Essas experiências se mesclam a influências literárias e musicais, especialmente embasadas na obra de Dorival Caymmi, que permeia suas lembranças durante a escrita.
A transição para o audiolivro trouxe novos desafios e oportunidades para Jean, que nunca havia declamado seus poemas anteriormente. A gravação foi realizada no Studio Tribus House Records, com captação e edição por MC Tribo. Para ele, essa experiência representou uma nova dimensão da criação artística. “Ao gravar e compartilhar os textos, sinto que surge uma nova obra,” explica.
Além de ser uma forma de autoexpressão, a gravação funcionou como um exercício de honestidade, permitindo que o autor reconhecesse seu trabalho de uma maneira mais íntima. Com um projeto gráfico concebido por Flavio Grão, a obra é agora uma extensão autêntica do texto impresso, realçando a vibração dos versos na própria voz do autor.
O audiolivro teve seu desenvolvimento apoiado por recursos do edital Concurso de Criações Literárias Ruth Quintela, na categoria de publicações de livros não inéditos, e foi implementado em Alagoas através da Secretaria da Cultura e Economia Criativa.
A obra está disponível para audição em diversas plataformas digitais, oferecendo aos ouvintes uma experiência poética rica e envolvente.
Com informações e imagens do Governo de Alagoas.