O estado de Alagoas está próximo do fim do prazo de inscrições para os editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Até o dia 8 de novembro de 2024, artistas, coletivos e profissionais culturais têm a oportunidade de participar dos 23 editais disponíveis, que totalizam mais de R$ 32,8 milhões em recursos destinados ao fortalecimento de diversos segmentos culturais. Essa iniciativa é uma parceria entre o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), e o Governo Federal, através do Ministério da Cultura, e tem como objetivo descentralizar os recursos, abrangendo todas as regiões do estado e incentivando a inclusão de grupos historicamente sub-representados.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou a importância desses editais para o desenvolvimento da cultura em Alagoas, ressaltando o apoio do governador Paulo Dantas para fortalecer o setor cultural em todo o estado. Ela enfatizou o compromisso em garantir que os recursos cheguem equitativamente a todos os artistas, coletivos e profissionais que contribuem para o cenário cultural alagoano.
Os editais abrangem diversas categorias culturais, com valores destinados a apoiar e incentivar diferentes áreas artísticas e culturais em Alagoas. Destacam-se iniciativas como o fomento ao desenvolvimento e distribuição de obras audiovisuais, festivais e capacitações do audiovisual, cultura nerd, moda, design, preservação do patrimônio cultural, artesanato, cultura popular, cultura afro-brasileira, cultura periférica, música, artes visuais, artes cênicas, produção cultural, gastronomia, cultura LGBTQIAPN+, povos tradicionais e literatura.
É importante ressaltar que os editais possuem um caráter descentralizado, com reservas de vagas para as nove regiões administrativas do estado, visando o acesso equitativo aos recursos em todo o território alagoano. Além disso, medidas de inclusão foram incorporadas, como cotas e bonificações para grupos minoritários, como pessoas negras, indígenas, com deficiência, LGBTQIAPN+ e mulheres, com o objetivo de corrigir desigualdades históricas no acesso ao financiamento público de projetos culturais.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do Cadastro Único da Cultura de Alagoas (CUCA), no site cuca.al.gov.br, ou presencialmente na sede da Secult e nas unidades de atendimento nos municípios de Arapiraca, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Coruripe, Penedo, União dos Palmares e Porto de Pedras, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Com informações e fotos da Secult/AL