A cidade de Arapiraca, localizada no interior de Alagoas, celebrou no último domingo (30) a inauguração da Sala de Cinema Mestre Duda, um marco importante para a democratização do acesso ao audiovisual e a valorização da cultura popular na região. O novo espaço cultural, localizado na Associação dos Moradores do Bairro Canafístula, tem como objetivo promover sessões de cinema, debates e atividades artísticas, além de incentivar a produção audiovisual local.
Batizada em homenagem ao Mestre Duda, reconhecido como Mestre Griô pelo Ministério da Cultura, a sala de cinema celebra sua contribuição à preservação das tradições populares e à memória cultural de Arapiraca. Durante a inauguração, diversas autoridades, artistas locais e moradores estiveram presentes para celebrar esse importante avanço cultural.
O filho do mestre, João Pessoa, expressou a honra da família pela homenagem ao nomear a sala de cinema em referência ao legado de seu pai. Além disso, Mariângela Lopes Barbosa, fazedora de cultura, ressaltou a importância do novo espaço para a comunidade, enfatizando a oportunidade de assistir às próprias histórias locais na telona da sala de cinema.
A iniciativa de criar a Sala de Cinema Mestre Duda foi viabilizada por meio da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, operacionalizada pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) de Alagoas. A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento do setor audiovisual e para a inclusão cultural da população.
O presidente da associação responsável pelo projeto, José Wilson, enfatizou que a sala de cinema é parte de um projeto maior, o Ponto de Cultura para o Desenvolvimento, que já acontece na região desde 2005. A nova sala representa um local de encontro e troca de conhecimentos, fortalecendo a identidade cultural da região e proporcionando novas oportunidades para que a população tenha acesso à arte e à cultura.
Com informações e fotos da Secult/AL