Fortalecimento das técnicas gráficas em Alagoas através do Atelier Casa da Floresta
O Atelier Casa da Floresta, localizado na Avenida General de Luiz de França e Albuquerque, nº 7, promoverá uma imersão gratuita entre os dias 17 e 21 de dezembro com o intuito de fortalecer as técnicas gráficas em Alagoas. O evento terá como foco principal o debate sobre artes gráficas, técnicas tradicionais de gravação e impressão, com destaque para livros de artista e publicações independentes.
Idealizado por Jaymerson Lima, também conhecido como Panso, o projeto nasceu da necessidade de suprir a carência de espaços que incentivem a produção e difusão de trabalhos manuais, mesmo em áreas criativas como o design. Segundo Jaymerson, a intenção é promover o ensino, produção e difusão de obras que resgatem o caráter manual do fazer, buscando amadurecer o debate sobre as artes visuais em Alagoas.
A secretária de Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, destacou a importância da ação para fortalecer o debate sobre as artes manuais e independentes no estado. Para ela, o projeto é uma grande oportunidade para valorizar as artes gráficas em Alagoas, especialmente em um momento em que há uma crescente valorização do fazer manual e das produções independentes.
Mellina ressaltou a importância de iniciativas como essa para fomentar a criatividade e fortalecer as técnicas tradicionais, contribuindo para o amadurecimento das discussões sobre as artes visuais em Alagoas. O projeto é realizado com recurso da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, e é operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.
A programação do evento inclui oficinas como “Técnicas Tradicionais de Gravação e Impressão” com o artista visual Manassés Muniz, especialista em gravura pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); “Quando o Livro e a Gravura se Encontram” com a artesã e artista visual Nessa Germano, responsável pelo Ateliê Lago de Cores; e “Uma Viagem ao Livro Experimental” com o artista visual, artesão e pesquisador autodidata Panso.
Para mais informações sobre o evento, acesse o Instagram do Atelier Casa da Floresta.
Com informações e fotos da Secult/AL