logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

III Encontro Estadual de Museus de Alagoas promove diálogo para fortalecer políticas museológicas.

COMPARTILHE

O Governo de Alagoas, por meio da gestão de Paulo Dantas, organizou o III Encontro Estadual de Museus de Alagoas, que aconteceu no Museu da Imagem e do Som de Alagoas, em Maceió, na última sexta-feira, dia 27. O evento foi realizado das 9h às 17h e contou com a presença de diversos profissionais do setor museológico, representantes do Ministério da Cultura, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Sistema Brasileiro de Museus, e do Sistema Alagoano de Museus.

A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) e faz parte do programa (Re)conexões, que integra as atividades do Sistema Brasileiro de Museus, coordenado pelo Ibram. O programa tem como objetivo estabelecer um canal de diálogo contínuo entre o campo museal e a sociedade, visando a construção de políticas públicas museológicas. Nesta edição, que ocorreu em 2024, o foco foi a consulta pública para a elaboração do Plano Nacional Setorial de Museus, que abrange o período de 2025 a 2035 e é um documento estratégico para o planejamento do setor no Brasil.

Durante o encontro, as contribuições obtidas por meio dos diálogos com as instituições museológicas e a sociedade serão sistematizadas e levadas à votação no 8º Fórum Nacional de Museus em Fortaleza, que acontecerá em novembro deste ano. A participação ativa de museus, instituições de memória, redes, coletivos e grupos sociais é fundamental para garantir que todos sejam protagonistas na construção e fortalecimento das políticas públicas museológicas.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, enfatizou a importância do evento como uma oportunidade para consolidar Alagoas como referência na preservação do patrimônio cultural. A troca de experiências e o fortalecimento das políticas públicas para os museus são essenciais para avançar na democratização do acesso à cultura e na valorização das memórias coletivas.

A programação do III Encontro Estadual de Museus incluiu apresentações culturais, mesas redondas e grupos de trabalho. Destaque para a apresentação da Mestra Zeza do Coco, a mesa-redonda “Museu Inspiração de Alagoas” com representantes de museus locais e a formação de grupos de trabalho para discutir temas estratégicos para o futuro do setor museológico no estado.

Ao longo do dia, foram realizadas atividades como a abertura com apresentação cultural da mestra Zeza do Coco, falas institucionais com representantes do IBRAM, SAM e Secult Alagoas, mesa-redonda sobre o Museu Inspiração de Alagoas, apresentação do Plano Setorial pelo IBRAM, formação de grupos de trabalho para debater diferentes eixos, entre outros. O evento foi encerrado com a apresentação e deliberação dos resultados dos Grupos de Trabalho, consolidando assim mais um importante passo para o fortalecimento da área museológica em Alagoas.

Com informações e fotos da Secult/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade