logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Filme ‘Papagaios’ marca a abertura do Circuito Penedo de Cinema em Alagoas

COMPARTILHE

Na noite de segunda-feira, 10 de novembro, o Cine Penedo vibrou com a estreia da 15ª edição do Circuito Penedo de Cinema, que teve como filme de abertura “Papagaios”. O longa, dirigido por Douglas Soares e estrelado por Gero Camilo, atraiu um público entusiasmado que deu início à programação do evento com aplausos calorosos.

“Papagaios” é uma obra que mistura suspense, sátira social e comédia, questionando a ética da exposição midiática. A trama acompanha Tunico, interpretado por Gero Camilo, o famoso “papagaio de pirata” do Rio de Janeiro que busca seu momento de fama nos bastidores da mídia. Seu aprendiz, Beto, interpretado por Ruan Aguiar, adiciona um olhar crítico e inquieto ao enredo.

Gero Camilo destacou a proposta do filme, que vai além da sátira, incorporando elementos de suspense: “São vários Brasis ali, e ao mesmo tempo um só”. O longa é um convite à reflexão sobre a busca incessante por visibilidade e os jogos de poder que permeiam a mídia.

Premiado no Brasil e no exterior, “Papagaios” conquistou quatro Kikitos no 53º Festival de Gramado, incluindo Melhor Longa-metragem Brasileiro pelo Júri Popular, Melhor Ator para Camilo, Melhor Direção de Arte e Melhor Desenho de Som. Recentemente, o filme também foi apresentado no Brazilian Film Festival de Los Angeles, onde Camilo recebeu o prêmio de Melhor Ator.

“Estar em Penedo, com sua rica história e arquitetura colonial, é tão importante quanto exibir o filme em capitais. O Circuito amplia a narrativa do Brasil para o mundo”, enfatizou Gero Camilo.

Entre os espectadores estava Josafá Farias, um morador local que lembrou dos festivais realizados na cidade desde os anos 1970. “Esse cinema tem história. Ver o Cine Penedo recebendo uma obra assim mostra o crescimento do festival”, comentou.

Além dos prêmios, “Papagaios” provoca discussões sobre a manipulação das imagens e o desejo de ser visto, enquanto traz humor ácido e uma atmosfera de tensão. A obra marca o início do circuito, que acontece até 16 de novembro, promovido pela Universidade Federal de Alagoas e apoiado por diversas instituições.

Siga as atualizações do Circuito Penedo nas redes sociais: @circuitopenedo.

Com informações e imagens do Governo de Alagoas.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade