O Festival Casa Cheia, uma iniciativa voltada para a Economia Criativa de Alagoas, chega a Maceió nos dias 14 a 28 de setembro, prometendo oferecer uma vasta programação gratuita para artistas, empreendedores e amantes da cultura. O evento ocorrerá no Auditório da Escola Técnica de Artes (ETA-Ufal) e no Carambola Lab, buscando explorar os desafios e oportunidades do setor criativo, além de promover a conexão e o desenvolvimento dos participantes.
Durante o festival, serão ministradas três oficinas práticas no Auditório da Escola Técnica de Artes, nos dias 14, 21 e 28 de setembro, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Essas oficinas abordarão temas essenciais para pequenos negócios no ramo das artes e da cultura, incluindo a elaboração e gestão de projetos, assessoria jurídica e contábil, e prestação de contas de projetos financiados por chamadas públicas.
Além das oficinas, o Casa Cheia também apresentará o evento Por Dentro da Carreira, que contará com a participação de artistas alagoanos de renome que compartilharão suas trajetórias de sucesso. Os debates serão moderados por especialistas no Carambola Lab, no Jaraguá, nos dias 26, 27 e 28 de setembro, a partir das 19h, com entrada franca.
A programação cultural do festival incluirá uma mostra audiovisual de videoclipes produzidos por artistas locais, oferecendo a oportunidade para os músicos e produtores audiovisuais apresentarem seu processo criativo e interagirem com o público. Além disso, haverá uma série de shows e apresentações de música, dança, humor e teatro, com início às 19h no Carambola Lab, todos gratuitos e com inscrições abertas para o público em geral.
A idealizadora e produtora executiva do evento, Ábia Marpin, ressalta a importância do festival não apenas como um momento de entretenimento, mas também como uma oportunidade para criar redes de contatos entre artistas, formar público e conectar os produtos e serviços criativos ao mercado.
Em termos de inclusão e diversidade, o Casa Cheia oferecerá 10 bolsas de inclusão em cada oficina para mulheres, mães, pessoas negras, indígenas, periféricas e da comunidade LGBTQIAPN+. Embora todas as atividades sejam gratuitas, essas bolsas têm o objetivo de fornecer suporte adicional àqueles que mais precisam.
O Festival Casa Cheia conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, do Sebrae Alagoas e do Governo do Estado, e segundo a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, o evento representa um avanço significativo para a Economia Criativa de Alagoas, criando oportunidades para artistas e empreendedores se conectarem, se desenvolverem, e destacando o potencial e a inovação da região.
Com informações e fotos da Secult/AL