logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Documentário Alice: multiartista trans surfa para ressignificar luto; selecionado para Festival Hot Docs.

COMPARTILHE

O documentário “Alice” é uma produção dirigida pelo cineasta alagoano Gabriel Novis que narra a trajetória de uma multiartista trans em busca de ressignificar o luto através do surfe. Este curta-metragem foi selecionado para participar do Festival Hot Docs, que acontece em Toronto, Canadá, e é conhecido por ser um dos principais caminhos para produções que almejam indicações ao Oscar na categoria de documentário.

Alice, a protagonista do documentário, é uma multiartista trans alagoana e amiga de infância do diretor. A narrativa do filme segue a jornada dessa mulher que encontra no surfe uma maneira de lidar com a dor da perda de seu pai. Durante o documentário, Alice passa por lugares significativos de sua juventude em Alagoas, enquanto reflete sobre questões como elitização, misoginia e transfobia presentes na comunidade de surfistas.

O projeto foi viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, e operacionalizado pelo Governo de Alagoas através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa. A secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, ressaltou o orgulho de ver uma produção alagoana sendo reconhecida em um festival de renome como o Hot Docs.

Gabriel Novis, o diretor do documentário, é um cineasta brasileiro premiado e reconhecido internacionalmente por suas produções com um olhar sensível sobre as narrativas humanas. Ele já trabalhou com grandes marcas globais e foi finalista do Young Guns 2022, evidenciando seu talento e versatilidade no mundo do cinema.

Em 2021, Gabriel dirigiu um retrato marcante do campeão olímpico Ítalo Ferreira para a OAKLEY, que foi amplamente premiado e aclamado pela crítica. Seu portfólio inclui trabalhos para marcas como Disney, NFL, Adidas, Vogue, Nike, e muitas outras, demonstrando sua habilidade em contar histórias de forma única e impactante através do audiovisual.

A seleção de “Alice” para o Festival Hot Docs é um testemunho do talento e da criatividade dos cineastas alagoanos, e reforça a importância do investimento na cultura para dar voz a narrativas que precisam ser compartilhadas e ouvidas pelo mundo.

Com informações e fotos da Secult/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade