No último mês de maio, a Fundação Municipal de Ação Cultural encerrou suas atividades com um avanço significativo no diálogo com os grupos juninos da região. Em uma iniciativa inédita, a equipe do órgão municipal, liderada pelo presidente da FMAC, percorreu ensaios e bastidores dos grupos juninos, buscando entender suas demandas e necessidades de forma mais próxima e efetiva.
Durante todo o mês, foram realizadas mais de 10 visitas aos cocos de roda de Maceió, além de cerca de 15 reuniões com as ligas dos Cocos de Roda, Quadrilhas Juninas, Associação dos Forrozeiros de Alagoas e representantes dos grupos. Além disso, também houve início da visitação às juninas maceioenses, reforçando o compromisso da FMAC em incentivar e valorizar a cultura popular local.
Os líderes e incentivadores da cultura destacaram a importância da presença da Fundação nos ensaios e bastidores dos grupos juninos, ressaltando a relevância desse suporte para o sucesso das festividades do São João. Thiago Serpa, presidente da Quadrilha Junina Santa Fé, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Maceió e destacou a importância do apoio da FMAC para o fortalecimento da cultura local.
Durante a visita ao Coco de Roda Reviver, que completou 24 anos em 2024, o presidente do grupo, Roberto Calheiros, enfatizou a importância do diálogo e da proximidade com a Fundação. Para ele, a valorização proporcionada por essa troca vai além do apoio financeiro, trazendo reconhecimento e valorização para os grupos culturais da cidade.
Myriel Neto, presidente da Fundação Municipal Ação Cultural, ressaltou a importância dessas interações e trocas com os grupos juninos, afirmando que elas têm sido essenciais para compreender as demandas do setor e promover políticas públicas mais eficazes. Para Neto, a paixão e o empenho dos envolvidos em garantir o sucesso das festividades juninas são fundamentais para manter viva a tradição cultural de Maceió em todo o país.
Essa aproximação e diálogo contínuo com os grupos juninos refletem o compromisso da FMAC em valorizar e fortalecer a cultura popular local, garantindo que as festividades juninas de Maceió continuem a encantar e preservar as tradições da região.