Estudante Luan Leite durante treino nesta terça-feira (29). Foto: Thony Nunes/Ascom Semed
Com o apoio da Prefeitura de Maceió, dois estudantes da Escola Municipal Professora Hévia Valéria Maia Amorim irão participar dos Jogos da Juventude 2023, que acontecerão em Ribeirão Preto, São Paulo. Luan Leite, de 14 anos, e Ketylly Vitória, de 15 anos, estão se preparando para essa experiência única em suas vidas. Representando Alagoas e a capital alagoana, esses jovens atletas contam com o apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação.
Luan, que pratica saltos à distância há sete meses, está confiante de que tudo dará certo. Ele está empolgado em representar Alagoas e sua escola para todo o Brasil. Normalmente, ele treina três vezes por semana, mas quando se aproxima a competição, treina todos os dias. Seus pais estão muito orgulhosos e o incentivam diariamente, o que o motiva ainda mais. Seu maior sonho é se tornar um campeão olímpico.
Ketylly também está feliz com essa oportunidade única. Ela descobriu o esporte há um ano e irá competir nas modalidades de atletismo com o dardo e o disco. Sua família está orgulhosa e emocionada com essa conquista. Apesar de sentir um pouco de nervosismo, Ketylly está confiante em sua vitória.
O professor de educação física da escola e treinador dos jovens atletas, Darlan Vieira, está há 16 anos na unidade escolar, desenvolvendo o projeto Jogos Internos. Foi através desse projeto que Luan e Ketylly foram descobertos. O professor acredita que o esporte é parte fundamental na formação do cidadão e que o projeto contribui para essa formação. Ele enfatiza a importância de dar ênfase aos estudos e utilizar o esporte como ferramenta educacional e disciplinar.
A professora de educação física e coordenadora técnica de esporte da Secretaria Municipal de Educação, Walkíria Ramalho, enaltece o apoio da Prefeitura e destaca que a participação desses estudantes desperta o interesse de outros alunos pelo esporte, além de incentivar os professores da rede. Ela ressalta que o esporte ensina disciplina e possibilita que os alunos alcancem um patamar de vida melhor, mantendo-os mais envolvidos na escola.
Essa viagem para os Jogos da Juventude será uma experiência única na vida de Luan e Ketylly, e o apoio da Prefeitura de Maceió e da Secretaria Municipal de Educação é fundamental para que esses jovens atletas tenham essa oportunidade de representar a cidade e a rede pública municipal de ensino. Essa ação também serve de estímulo para outros alunos se envolverem em atividades físicas e permanecerem na escola.