logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Coleção Bicentenário: Preservando a História e a Cultura de Alagoas através de Livros Essenciais.

COMPARTILHE

A importância da coleção Bicentenário para a preservação da história e cultura de Alagoas

A coleção Bicentenário, fruto de uma colaboração entre a Imprensa Oficial Graciliano Ramos, a Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPEAL) e o Governo do Estado, desempenha um papel fundamental na preservação e no enriquecimento do conhecimento sobre Alagoas. Ao reunir pesquisas acadêmicas relevantes, a coleção torna mais acessível o entendimento dos diferentes aspectos da história e da cultura do estado.

Com o objetivo de abordar uma variedade de temas, a coleção Bicentenário engloba estudos que vão desde a escravidão em Alagoas até a vida dos operários têxteis no estado, passando por análises a respeito da emancipação política, movimentos culturais locais e muito mais. Maurício Bugarim, diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, ressalta a importância de compreender o bicentenário de Alagoas, destacando que a coleção representa uma parte essencial da história do estado que merece ser contada em detalhes.

Um dos destaques da coleção é a obra “Rastros do Xangô alagoano: contribuições para a história da educação”, de Rafael Belo, que resgata a influência das tradições afro-brasileiras no desenvolvimento educacional de Alagoas. O autor explora elementos históricos e culturais que moldaram a trajetória da educação no estado, especialmente no que diz respeito ao legado afrodescendente, evidenciando a importância de desconstruir a visão tradicional que coloca o negro e as culturas populares como elementos secundários na história de Alagoas.

Além disso, em 2021 alguns títulos da coleção foram selecionados para integrar a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, em Washington, D.C., com o objetivo de enriquecer as fontes disponíveis para pesquisas sobre a história e a cultura alagoana. A coleção inclui obras como “Negócios da Escravidão em Alagoas”, de Luana Teixeira, que oferece uma análise crítica do período colonial e imperial.

Para adquirir as obras da coleção Bicentenário, os interessados podem acessar a livraria da Imprensa Oficial Graciliano Ramos ou o site livrariagracilianoramos.com.br, com frete grátis para Maceió. Parte dos livros também está disponível na campanha “Alimente a Leitura”, que arrecada alimentos e doações para o projeto Alagoas sem Fome, permitindo que os interessados contribuam para essa iniciativa solidária.

Em suma, a coleção Bicentenário se destaca como uma importante fonte de conhecimento e preservação da história e cultura de Alagoas, proporcionando uma visão mais abrangente e aprofundada dos diferentes aspectos que compõem a rica identidade desse estado tão marcante.

Com informações e fotos da Secult/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade