O Circuito Penedo de Cinema, importante evento cultural em Alagoas, se destaca por promover acessibilidade como parte de sua política de inclusão. Entre os dias 10 e 16 de novembro, a 15ª edição do festival oferecerá uma programação diversificada que integra a comunidade, permitindo que todos tenham acesso à arte cinematográfica.
Na próxima terça-feira (11), 47 pessoas com deficiência, acompanhadas de seus familiares, participarão de uma imersão audiovisual proposta pelo Projeto Colab Sururu. Sob a coordenação de Aldemir Conrado, da Associação Pestalozzi de Maceió, os participantes terão a oportunidade de entender cada etapa da produção cinematográfica, desde os bastidores até a exibição.
Samyra Martins, doutoranda em Serviço Social e educadora do projeto, enfatiza a importância dessa vivência. “Queremos que conheçam a fundo o cinema como expressão da nossa cultura e arte. É também uma chance de ver essa área como uma possibilidade profissional e de inclusão”, comenta.
O Colab Sururu inclui estudantes com diversas deficiências, incluindo Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA). De acordo com Martins, o objetivo é fomentar o interesse pela produção audiovisual e pela cultura.
Desde 2015, o Circuito Penedo tem se empenhado em garantir acessibilidade, com a curadoria de Joseane dos Santos, doutoranda em Linguística Aplicada. Ela fornece intérpretes de Libras nas mostras do festival e promove ações que visam a inclusão de pessoas com deficiências físicas e intelectuais.
“Queremos que o cinema seja um espaço aberto a todos. Trabalhamos com acessibilidade arquitetônica e atitudinal, quebrando barreiras e preconceitos”, explica Joseane.
O diretor do festival, Sérgio Onofre, destaca a interligação entre as ações do Circuito e projetos desenvolvidos pela Universidade Federal de Alagoas. “Nossa missão é assegurar o acesso à cultura, promovendo sessões com tradução em Libras e garantindo condições adequadas de mobilidade”, finaliza.
O Circuito Penedo é uma parceria entre a Ufal, o Governo de Alagoas, a Secretaria de Cultura e outras instituições. Para mais informações, o evento pode ser acompanhado nas redes sociais.
Com informações e imagens do Governo de Alagoas.













