logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Circuito Penedo de Cinema destaca criatividade de alunos em Mostra Científico-Cultural de Penedo.

COMPARTILHE

Aconteceu no dia 25, a 1ª Mostra Científico-Cultural de Penedo, marcando o início das atividades do Circuito Penedo de Cinema. O evento contou com a apresentação de 30 projetos científicos desenvolvidos por estudantes das escolas da rede pública estadual de Alagoas ao longo de 2024. A Mostra, realizada na histórica Casa de Aposentadoria da cidade de Penedo, teve como objetivo principal destacar a criatividade dos alunos, conectando-se com os princípios de arte, cultura, ciência e inovação do Circuito.

Promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Mostra teve como propósito propagar e dar visibilidade ao trabalho das escolas, incentivando o desenvolvimento da ciência e tecnologia nesses espaços educacionais. O evento buscou socializar mais de 30 projetos produzidos ao longo do ano pelas escolas públicas da 9ª Gerência Especial da Educação do Estado de Alagoas.

O coordenador da ação, Anderson Buarque, ressaltou a importância da Mostra como um instrumento de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, valorizando o conhecimento produzido nas escolas. Um dos projetos apresentados foi o documentário “Fala Estudante: O futuro começa agora, minha escola no caminho da educação antirracista”, desenvolvido pelas alunas da Escola Estadual Professor Ernani Méro.

Esse projeto teve duas etapas, sendo a primeira uma pesquisa de mapeamento racial dos alunos da escola, revelando que apenas 5 dos 300 alunos se identificavam como negros. A segunda etapa consistiu na criação de um documentário voltado para a valorização das comunidades quilombolas da região. A intenção das alunas era ressaltar a importância da valorização dessas comunidades e reconexão com suas raízes.

A Mostra foi elogiada pela coordenadora da 9ª Gerência Especial de Educação (GEE), destacando a oportunidade que os alunos tiveram de expor sua criatividade e conhecimento adquirido em sala de aula. Essa participação dos alunos abrilhantou o Circuito Penedo de Cinema, que se estenderá até o dia 1º de dezembro com apoio da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Governo de Alagoas, Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult) e Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo, além de outros patrocinadores e apoiadores.

Com informações e fotos da Secult/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade