logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Artista alagoana Tania de Maya Pedrosa é homenageada em exposição no Rio de Janeiro.

COMPARTILHE

A renomada artista alagoana Tania de Maya Pedrosa será homenageada com a exposição “Das Lagoas ao Imaginário Popular”, promovida pelo Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) em parceria com o Sebrae Alagoas e Sebrae Nacional. A exposição terá início no dia 11 de dezembro na Praça Tiradentes, localizada no centro do Rio de Janeiro, na sede do CRAB.

Aos 90 anos de idade, Tania é reconhecida como uma referência na arte brasileira, especialmente na pintura naïf, sendo uma das principais representantes desse estilo. Suas obras já foram expostas em salões de arte e bienais tanto no Brasil quanto na Europa. Durante a exposição, também será lançado o livro “Arte Popular de Alagoas”, de autoria de Tania Pedrosa, uma obra que passou por uma reformulação e atualização, contando com o apoio do Governo de Alagoas e sendo impressa pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos. O livro apresenta uma nova perspectiva sobre a arte e a cultura popular não apenas de Alagoas, mas também do Nordeste, contando com artigos de especialistas no assunto, como Adélia Borges, Laurent Danchin, Ceres Franco, Augusto Luitgards e Pedro Cruz.

A exposição “Das Lagoas ao Imaginário Popular” será dividida em quatro espaços que convidam o visitante a embarcar em uma jornada pela história e riqueza cultural de Alagoas. Dentre os destaques estão as obras que refletem o olhar de Tania sobre o Sertão, apresentando peças que retratam a força e a aridez característica dessa região. Além disso, a exposição incluirá trabalhos de artistas vinculados aos principais centros de arte popular alagoanos, como os escultores em madeira da Ilha do Ferro e Lagoa da Canoa, os ceramistas artesanais de Capela e os mestres da madeira de Boca da Mata.

A mostra ficará em exibição até o início de março de 2025, possibilitando ao público carioca apreciar a profundidade da cultura de Alagoas. Algumas peças de artesãos representados na exposição também estarão disponíveis para compra na loja do CRAB, permitindo que os visitantes levem um pedaço da arte alagoana para casa.

Tania de Maya Pedrosa, filha de Paulo de Ramalho Pedrosa e Benita Mathilde de Maya Pedrosa, nasceu em Maceió e desde jovem trilhou um caminho de liberdade através da arte. Suas pinturas, marcadas por cores vibrantes e traços simples, carregam um forte simbolismo nordestino, com referências às tradições e crendices populares da região. Sua obra é uma expressão única de sua visão da cultura brasileira e nordestina, refletindo a essência e a alma alagoana em cada quadro.

A exposição é uma oportunidade para o público carioca conhecer o rico legado artístico e cultural de Tania de Maya Pedrosa, assim como de outros renomados artistas populares do Brasil, reunidos em um acervo que celebra o cotidiano e a identidade do povo nordestino. “Das Lagoas ao Imaginário Popular” destaca a expressividade e a produção artística dessa artista singular, demonstrando a importância de seu trabalho na valorização do artesanato e da arte popular brasileira.

Com informações e fotos da Secult/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade