No Dia Mundial dos Sonhos, celebrado em 25 de setembro, a Casa da Cultura de Viçosa inaugura a exposição “O Sonho é de Pelúcia”. Com obras inéditas de bruCa teiXeira, Olga Aureliano e Marta Arruda, a mostra propõe um caminho único, transformando sonhos compartilhados por quinze pessoas em narrativas visuais através de colagem, escultura e instalação.
Assinada por Flávia Araújo, da curadoria Azul, a exposição foca na criatividade de grupos historicamente marginalizados, incluindo pessoas transmasculinas, com deficiência e idosas. As quinze obras expostas promovem uma reflexão sobre corpos dissidentes, mesclando realidade e fantasia. “Queremos que a visita provoque uma pausa como a que temos ao acordar, onde o sonho ainda é fresquíssimo e muda nossa percepção do mundo”, revela bruCa.
A iniciativa, que conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, é uma afirmação do papel social da arte, segundo Mellina Freitas, secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa. Para ela, a exposição não apenas dá visibilidade, mas também aponta os sonhos como espaços políticos e afetivos, capazes de redefinir realidades.
“O Sonho é de Pelúcia” estará em exibição até 23 de dezembro, e a entrada é gratuita.
SERVIÇO
- Exposição: O Sonho é de Pelúcia
- Abertura: 25/09/2025, às 19h
- Período: 25/09 a 23/12/2025
- Local: Casa da Cultura de Viçosa, Alagoas
- Curadoria: Flávia Araújo (Azul)
- Artistas: bruCa teiXeira, Olga Aureliano e Marta Arruda
Com informações e imagens do Governo de Alagoas.