A capital federal foi palco da 4ª Conferência Nacional de Cultura, que teve como tema “Democracia e Direito à Cultura”. O evento marcou o retorno do Ministério da Cultura e reacendeu o debate sobre as políticas públicas para o setor, após uma década de ausência. A secretária de Cultura destacou a importância da conferência para a união das diversas culturas do Brasil, permitindo a troca de experiências e conhecimentos sobre as práticas culturais em diferentes regiões.
A cidade de Arapiraca se preparou para o encontro nacional realizando sua Conferência Municipal em 2023, abordando seis eixos temáticos fundamentais para o setor cultural. A secretária ressaltou que a participação ativa da comunidade na conferência municipal foi um grande passo para a mobilização do setor cultural, possibilitando contribuir para a construção de uma política cultural nacional.
Durante a Conferência Nacional, delegados de todo o país debateram propostas de políticas públicas culturais e ações que guiarão o setor nos próximos anos. Trinta sugestões foram aprovadas e serão utilizadas para embasar as diretrizes do novo Plano Nacional de Cultura, que orientarão as ações do Ministério da Cultura na próxima década.
Além disso, em Brasília, a comitiva arapiraquense comemorou mais uma conquista para a cultura local. O Governo Federal assinou o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê a construção de 300 novos CEUs da Cultura em todo o país. Arapiraca foi contemplada com um desses espaços culturais, que será instalado no bairro da Canafístula, valorizando a rica cultura local.
Os CEUs da Cultura são espaços multifuncionais que promovem diversas atividades culturais e estimulam a participação da comunidade em atividades físicas, artísticas, educacionais, de trabalho e renda ligadas à cultura. Essa iniciativa representa um avanço significativo para a valorização e fomento da cultura em Arapiraca e em todo o país.
Com Informações: Prefeitura de Arapiraca