O artesanato alagoano ganha um espaço de destaque na Paris Designer Week 2025. O secretário de Relações Federativas e Internacionais de Alagoas, Júlio Cezar, partiu para a França na manhã da última segunda-feira (1º), acompanhado pela secretária de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas. Ambos têm a missão de supervisionar a participação de 23 artesãos de 11 municípios alagoanos que exibirão mais de 120 peças no evento.
“A nossa missão pela Europa começa agora. Estamos levando o que há de melhor em Alagoas: a nossa identidade, nossa arte e cultura. É o Alagoas Feita à Mão, apoiado pelo governador Paulo Dantas. Alagoas vai conquistar a França e nossa luz vai deixar Paris ainda mais iluminada”, afirmou Júlio Cezar, animado com as perspectivas de negócios internacionais para o estado.
As obras foram elaboradas com grande cuidado técnico e artístico, refletindo a rica miscigenação cultural do Brasil. Júlio Cezar destacou o impacto do Programa Alagoas Feita à Mão, que desde 2015 tem valorizado o artesanato como uma política pública essencial.
Na quarta-feira (3), a primeira atividade em Paris será uma reunião com o embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva, que coincidirá com a Exposição “Héritage Culturel et Savoir-Faire”. Durante este evento, será apresentada a obra “Jaqueira com meninos soltando pipa”, criada pela mestra Sil, de Capela. Na quinta-feira (4), ocorrerá a exposição “CABOCO + ALAGOAS FEITA À MÃO”.
Além de ser chefiada por Júlio Cezar, a delegação alagoana terá destaque na Mostra Maison & Objet e na Mostra Amuleto, promovida pela Apex-Brasil. O artesão Salvinho, da Ilha do Ferro, apresentará uma coleção de cabeças com pássaros multicoloridos, inspirado no Rio São Francisco, uma obra que reflete sua identidade artística.
O secretário também fez questão de mencionar os 23 mestres que estarão representando Alagoas em Paris: nomes como Adriana Siqueira, Sil, Nena, Amilton, e muitos outros de diversas localidades do estado.
Aline Angeli, ceramista e uma das selecionadas para a Mostra Amuleto, expressou sua satisfação. “Estou entre os 30 designers brasileiros selecionados para esta feira, e fico feliz em ver o suporte do Estado ao trabalho de outros artistas do programa Alagoas Feita à Mão. A arte e a cultura reconhecidas como vitais para a economia criativa são um motivo de grande alegria”, comentou Aline.
Com informações e imagens do Governo de Alagoas.