Nesta quarta-feira (28), a Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e a Polícia Científica do Estado de Alagoas divulgaram no Diário Oficial do Estado (DOE) a Portaria Conjunta Nº 02/2026. O documento estabelece regras sobre a documentação necessária e os procedimentos para a posse dos candidatos aprovados no concurso da Polícia Científica de 2022.
A normativa se aplica aos nomeados no último dia 19 de janeiro para cargos como perito criminal, papiloscopista, perito médico legista, técnico forense e auxiliar de perícia, conforme o Edital Nº 01 – POLC/AL, publicado em abril de 2022.
Os candidatos têm até o dia 5 de fevereiro para enviar a documentação exigida através da plataforma PC Digital. Após essa fase, a Polícia Científica iniciará um processo eletrônico pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que será encaminhado à Superintendência de Perícia Médica e Saúde Ocupacional para avaliação médica presencial, a ser agendada previamente.
Anax Bruno, assessor especial da Superintendência de Perícia Médica e Saúde Ocupacional da Seplag, comentou sobre a importância desse processo: “Nosso objetivo é assegurar que todos os candidatos sejam avaliados com critérios técnicos, de forma padronizada, garantindo tanto a legalidade quanto a proteção à saúde do servidor que ingressa no serviço público”.
A portaria também detalha a lista de exames clínicos e laboratoriais necessários para o exame admissional e oferece orientações específicas para os candidatos com deficiência (PcD). Após a avaliação médica, os nomeados devem comparecer à Supervisão Executiva de Valorização de Pessoas da Polícia Científica para formalizar a posse e iniciar suas atividades.
Com informações e imagens do Governo de Alagoas.













