logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger busca reconhecer e estimular capacitação de cientistas femininas no Brasil.

COMPARTILHE

A Câmara dos Deputados abriu nesta segunda-feira (4) o prazo para os parlamentares indicarem cientistas para concorrer à primeira edição do “Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger”. Criado em 2021, o prêmio busca reconhecer e estimular a capacitação de mulheres cientistas que se destacaram por suas contribuições nas áreas de ciências exatas, ciências naturais e ciências humanas.

A premiação consiste na concessão de diploma de menção honrosa como forma de reconhecer a excelência da participação feminina na solução dos grandes desafios da humanidade. Além disso, o prêmio serve como um estímulo para que mais mulheres se interessem e se destaquem no campo da ciência.

Cada deputado tem a oportunidade de indicar uma pessoa para concorrer ao prêmio até o dia 15 de março, por meio do envio de um formulário eletrônico disponibilizado pela Segunda-Secretaria da Câmara dos Deputados. A escolha das três cientistas agraciadas será feita no dia 2 de abril e a entrega do prêmio está marcada para o dia 15 de maio.

O “Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger” recebe esse nome em homenagem a Amélia Império Hamburger (1932-2011), uma renomada física, professora, pesquisadora e divulgadora científica brasileira. Amélia, graduada pela Universidade de São Paulo e com mestrado pela Universidade de Pittsburgh (EUA), foi coautora de um artigo científico publicado no primeiro número da revista Physical Review Letters, em 1958. Além disso, participou da criação da Sociedade Brasileira de Física.

O prêmio visa valorizar o trabalho e a dedicação das mulheres no campo da ciência, além de incentivar mais mulheres a seguir carreiras científicas e contribuir para o avanço do conhecimento em diversas áreas do saber. A iniciativa da Câmara dos Deputados demonstra o reconhecimento da importância da participação feminina no desenvolvimento da ciência e na busca por soluções para os desafios contemporâneos.

Com informações da Camara dos Deputados

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade