Publicidade

Publicidade

Vendas em bares e restaurantes têm retração de 4,0% em setembro, aponta Índice Abrasel-Stone.

COMPARTILHE

O setor de bares e restaurantes está passando por um período desafiador, com uma retração de 4,0% no volume de vendas em setembro, em comparação com o mês anterior, de acordo com o Índice Abrasel-Stone. Essa queda reflete um cenário de oscilações no segmento, porém, há um potencial de recuperação nos próximos meses.

Analisando os dados de 24 estados, apenas Roraima apresentou um crescimento, com uma leve alta de 0,8% nas vendas. Por outro lado, os estados do Maranhão e Piauí registraram as maiores quedas, de 6,7% e 6,5%, respectivamente. As regiões Sul e Sudeste também tiveram retrações significativas, com destaque para o Rio Grande do Sul (5,3%) e São Paulo (3,9%).

Na comparação anual, a situação é semelhante, com uma queda nacional de 4,5%. Apenas Alagoas, Tocantins, Rio Grande do Sul e Roraima apresentaram um bom desempenho, com Alagoas se destacando com um aumento de 7,9%. Por outro lado, Maranhão e Piauí tiveram os piores resultados, com -8,5% e -7,2%, respectivamente.

Apesar das quedas registradas em setembro, o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, está otimista em relação ao fim do ano. Ele acredita que fatores como o pagamento do 13º salário, as festas e férias de fim de ano podem impulsionar o consumo, levando a uma recuperação gradual, especialmente a partir de novembro.

O pesquisador e cientista de dados responsável pelo levantamento, Matheus Calvelli, destaca que a economia brasileira tem apresentado bons números macroeconômicos, com taxa de desemprego em baixos níveis e aumento da massa salarial. No entanto, a taxa de inadimplência ainda é consideravelmente alta, o que pode explicar a retração no consumo.

Para saber mais sobre o relatório, acesse o portal da Bares & Restaurantes e confira o “Índice Abrasel-Stone”. Se você gostou deste conteúdo, avalie os conteúdos da Abrasel através do link disponibilizado.

Com informações e fotos da Abrasel/BR

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade