logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Vazamento de dados do BTG Pactual: São expostas 8 mil chaves Pix no incidente

COMPARTILHE

O Banco Central informou no dia 15 de agosto de 2024, em Brasília, sobre o vazamento de dados pessoais ligados a 8.032 chaves Pix de clientes do Banco BTG Pactual, devido a falhas pontuais nos sistemas da instituição. Essas informações ficaram expostas entre os dias 23 de julho e 5 de agosto do mesmo ano.

De acordo com o BC, os dados vazados não incluem informações sensíveis, como senhas, detalhes de transações, saldos financeiros ou outras informações confidenciais. As informações expostas são principalmente de natureza cadastral, incluindo o nome do usuário, CPF com números ocultos, nome da instituição financeira, agência, número e tipo de conta.

As pessoas afetadas por esse vazamento serão notificadas por meio do aplicativo ou internet banking do Banco BTG Pactual. O BC esclareceu que não serão utilizados outros meios de comunicação, como mensagens de aplicativos, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail, para informar os usuários afetados.

Medidas foram tomadas para realizar uma investigação detalhada do incidente e as devidas medidas serão aplicadas de acordo com a regulamentação em vigor. No decorrer do ano, já foram registrados oito vazamentos de dados de instituições financeiras, sendo que o BC mantém uma página específica em seu site para relatar incidentes de segurança desse tipo.

Em comunicado, o BTG Pactual esclareceu que identificou consultas pontuais realizadas por meio de CPFs obtidos fora de seu sistema, o que possibilitou apenas a visualização dos dados de agência e conta vinculados a esses CPFs. O banco ressaltou que restringiu imediatamente o acesso a essas informações e que não houve invasão de seus sistemas. Além disso, o BTG reafirmou que nenhum dado sensível, como informações cadastrais ou senhas, foi exposto.

Por fim, o BTG Pactual assegurou que a segurança das informações é prioridade e que está disponível para esclarecer quaisquer dúvidas por meio de seus canais de atendimento.

Com informações da EBC
Fotos: © Marcello Casal JrAgência Brasil / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade