logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

UBS: 57 cidades ainda não aderiram ao censo nacional da Saúde

COMPARTILHE

O Ministério da Saúde divulgou dados indicando que 96,3% dos municípios brasileiros demonstraram interesse em participar do Censo das Unidades Básicas de Saúde (UBS). No entanto, apesar desse alto índice de adesão, 57 cidades de diferentes estados ainda não aderiram ao levantamento.

A iniciativa do censo visa aprimorar a Política Nacional de Atenção Básica (Pnab) e fortalecer os programas de investimento na atenção primária, garantindo um acompanhamento adequado e qualificado no Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é identificar as demandas e desafios enfrentados pelos profissionais e gestores das UBS, buscando orientar soluções para os principais obstáculos que prejudicam o acesso, a qualidade e a integralidade dos serviços prestados.

Para participar do censo, é necessário que os municípios manifestem interesse através do módulo de adesão no sistema Gerencia APS, disponível na plataforma e-Gestor, até o dia 31 de julho. Com cerca de 50 mil UBSs em funcionamento em todo o país, o levantamento será realizado por meio de um questionário online na referida plataforma.

A coleta de dados incluirá informações sobre a composição das equipes de saúde, infraestrutura, saúde digital, acesso a métodos diagnósticos e medicamentos, saúde bucal, atuação dos agentes comunitários de saúde e coordenação do cuidado integrado à rede de atenção. A adesão ao censo é voluntária e não está vinculada a incentivos financeiros, porém, é fundamental para estabelecer uma base sólida de informações e aprimorar o sistema de saúde do país.

Para apoiar essa iniciativa, o Ministério da Saúde envolveu diversas entidades, como o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A participação das UBSs será essencial para elevar o padrão de atendimento à saúde no SUS, contribuindo para um futuro mais saudável e equitativo para toda a população do Brasil.

Com informações da EBC
Fotos: © Rovena Rosa/Agência Brasil / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade