logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Transporte impacta setor de serviços, que registra queda de 0,9% em novembro.

COMPARTILHE

Após registrar crescimento nos dois meses anteriores, o setor de serviços apresentou uma queda de 0,9% em novembro do ano passado. O resultado foi influenciado principalmente pelo segmento de transporte, que teve uma redução de 3,7% em relação ao mês anterior.

Essa queda no setor de serviços foi constatada na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a pesquisa, essa diminuição em novembro acabou impactando no acumulado de 2024, com um recuo de 1,1% no setor.

Além do segmento de transporte, outros setores que tiveram resultados negativos em novembro foram os serviços prestados às famílias, com uma queda de 5,4%; os serviços profissionais, administrativos e complementares, com recuo de 1,9%; e os serviços de informação e comunicação, com decréscimo de 1,8%.

Apesar disso, alguns segmentos conseguiram apresentar resultados positivos no mesmo período. É o caso dos serviços de outros serviços, que tiveram um crescimento de 2,6%; os serviços de alojamento e alimentação, com alta de 2,5%; e os serviços de saúde e assistência social, que registraram um aumento de 0,2%.

Essa variação nos segmentos do setor de serviços reflete, em grande parte, as mudanças ocorridas na economia ao longo do ano de 2024, com influências de diversos fatores como a pandemia de Covid-19, a situação do mercado de trabalho, a inflação e a política monetária.

Diante desse cenário, o setor de serviços se mostra suscetível a essas variações e, consequentemente, apresenta resultados que podem oscilar ao longo dos meses. Portanto, é importante estar atento aos indicadores econômicos e às projeções para entender melhor o comportamento desse setor fundamental para a economia do país.

Com informações da EBC
Fotos: / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade