Nesta sexta-feira, 30, o secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, irá realizar uma vistoria nas obras dos Lotes 9 e 10 da Transnordestina, que estão em andamento no estado do Ceará. Essa importante ferrovia possui uma extensão total de 97 quilômetros e atravessa diversos municípios, incluindo Baturité, Aracoiaba, Redenção, Acarape, Guaiúba, Palmácia, Maranguape e Caucaia. O aporte financeiro destinado a essa fase das obras foi de R$ 2 bilhões, feito por meio do Novo PAC, que foi alocado em dezembro de 2025.
Com um investimento total estimado em R$ 14,9 bilhões, a Transnordestina se destaca como um projeto estruturante essencial para a região Nordeste. A ferrovia irá contar com uma extensão total de 1.206 quilômetros na linha principal, interligando 53 municípios desde Eliseu Martins, no Piauí, até o Porto do Pecém, no Ceará. Atualmente, as obras estão em um estágio avançado, com 80% da fase 1 da ferrovia já concluída. Isso equivale a 727 quilômetros finalizados e outros 326 quilômetros que ainda estão em execução.
Durante a visita técnica às obras, o secretário contará com a presença de diversas autoridades locais, entre elas o diretor-presidente da Transnordestina Logística S.A., Ismael Trinks, e o diretor-executivo de Infraestrutura e Logística da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Tufi Daher Filho, além de representantes do governo estadual. A expectativa é que a visita proporcione uma atualização sobre o cronograma das obras e destaquem a importância da ferrovia para o desenvolvimento econômico da região.
Para aqueles que desejam acompanhar o evento, não é necessário realizar um credenciamento prévio para a cobertura da imprensa. A vistoria será uma oportunidade única de conhecer de perto o andamento deste projeto vital para a infraestrutura do Nordeste brasileiro.
Serviço da Visita Técnica
- Data: Sexta-feira, 30 de janeiro
- Horário: 9h
- Local: CE-060, km 409, trecho de Aracoiaba (CE)
Com informações e Fotos do Ministério dos Transportes









