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Teresina inicia duplicação da BR-316 com investimento de R$ 159 milhões para melhorar infraestrutura viária.

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A capital Teresina, que anteriormente era a única capital brasileira sem rodovias duplicadas, inicia um novo período de expansão com significativos investimentos em infraestrutura viária. Recentemente, foi assinada a ordem de serviço para a duplicação de 22 quilômetros da BR-316/PI, que conecta os municípios de Demerval Lobão e Monsenhor Gil, na região metropolitana da capital piauiense.

Esse projeto, que conta com um investimento total de R$ 159 milhões, está inserido nas diretrizes do Novo PAC e será realizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A execução desta obra visa aprimorar a mobilidade urbana, aumentar a segurança para os motoristas e fomentar o desenvolvimento econômico na região. Especialistas acreditam que a duplicação proporcionará um impacto significativo, especialmente com o aumento do transporte de cargas, incluindo materiais pesados, pelas rodovias federais.

A BR-316 é uma das principais rotas de transporte no Brasil, ligando o estado do Pará ao litoral de Alagoas, passando por outros estados como Maranhão, Piauí e Pernambuco. No Piauí, essa rodovia desempenha um papel crucial na distribuição da produção agrícola proveniente do Matopiba – uma região que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – em direção ao Porto de Itaqui (MA), que é um dos principais corredores logísticos para exportação do país.

Além de facilitar o transporte e a escoação da produção, a duplicação da rodovia promete fortalecer a agropecuária do Piauí. Projeções indicam que, até 2025, o estado pode atingir um novo recorde na produção de grãos, com uma estimativa de 6,56 milhões de toneladas, sendo a soja a principal cultura responsável por este crescimento.

Com o investimento de R$ 159 milhões para a duplicação da BR-316, o Piauí se beneficia de um fluxo de recursos sem precedentes para a melhoria de sua infraestrutura. No ano anterior, o estado já havia recebido R$ 170 milhões em investimentos, e para 2025, a expectativa é que este valor chegue a R$ 491 milhões, quase três vezes maior. Isso reflete um esforço contínuo para melhorar a qualidade das rodovias federais, com indicadores que mostram uma recuperação considerável na condição das estradas.

Nos últimos anos, a qualidade das rodovias federais teve um aumento significativo, com dados recentes apontando que 80% das estradas estão em condição “boa”, enquanto as categorizadas como “ruins” ou “péssimas” caíram para apenas 2%.

Essas melhorias são vistas como um marco para a população local e revelam uma nova fase de desenvolvimento para Teresina e seus arredores. A construção e duplicação de vias, como o viaduto do Mercado do Peixe na BR-343, além de outras iniciativas de infraestrutura, têm trazido um novo fôlego para a economia local, já somando cerca de R$ 200 milhões em investimentos. Portanto, essa revolução na infraestrutura não só promete uma mobilidade aprimorada, mas também um futuro próspero para a região.

Com informações e Fotos do Ministério dos Transportes

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