A Superlua é um fenômeno lunar que encanta pessoas em todo o mundo, e a primeira do ano de 2024 pôde ser vista na noite desta segunda-feira (19). O que caracteriza esse evento é a proximidade da Lua cheia com a Terra, tornando-a mais brilhante e maior do que o habitual. Neste ano, a distância entre a Lua e nosso planeta foi de aproximadamente 362 mil quilômetros, enquanto a média é de 384 mil quilômetros.
Esse fenômeno ocorre devido à órbita elíptica da Lua, que a faz parecer mais próxima e mais brilhante quando em sua fase cheia. O astrônomo do Observatório Nacional, Fernando Roig, explicou que a Superlua pode se mostrar até 20% mais brilhante do que o normal, proporcionando um espetáculo visual interessante para observadores em qualquer lugar do Brasil e do mundo.
O termo “Superlua” foi criado por um astrólogo em 1979 para descrever uma Lua cheia que está a pelo menos 90% de sua distância mais próxima da Terra. No entanto, essa definição não é científica e não há um consenso entre instituições astronômicas sobre as medidas exatas que caracterizam esse fenômeno. Em 2016, a Superlua esteve a 356 mil quilômetros de distância da Terra, registrando a menor distância desde 1948.
A próxima vez que a Lua deverá se aproximar tanto de nós está prevista para 2034. Enquanto isso, a Superlua continua sendo um dos espetáculos naturais mais fascinantes que podemos contemplar, lembrando-nos da imensidão do universo e da beleza de nosso próprio sistema solar. Acompanhar esses eventos nos conecta com o cosmos e nos faz refletir sobre o quão privilegiados somos por habitar este planeta único no vasto universo.
Com informações da EBC
Fotos: © ABR / EBC