O cenário econômico atual no Brasil tem sido desafiador, com a confiança empresarial sofrendo uma nova queda em março, de acordo com o Índice de Confiança Empresarial (ICE) do FGV IBRE. Esse índice recuou 0,6 ponto, atingindo 94,0 pontos, sendo o menor nível desde novembro de 2023. Esse cenário de juros altos e incertezas econômicas tem impactado diversos setores, porém o setor de serviços apresentou um aumento na confiança dos empresários, atingindo 92,9 pontos em março.
No setor de alimentação fora do lar, a demanda apresentou uma recuperação em março, mesmo com uma queda em relação à expectativa de demanda futura. Em fevereiro de 2025, esse setor criou 24.104 novos postos de trabalho com carteira assinada, representando um crescimento de 53% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
O presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, destaca que mesmo diante do recuo na confiança empresarial, o setor de bares e restaurantes continua sendo um grande empregador. Ele ressalta que o movimento nos estabelecimentos se mantém estável e que as perspectivas de contratações ajudam a minimizar o impacto do pessimismo econômico.
Por outro lado, o Índice de Expectativas Empresariais (IE-E) apresentou queda de 1,4 ponto em março, chegando a 91,5 pontos, marcando a quinta retração consecutiva. O principal impacto veio do setor do comércio, afetando indiretamente o mercado de alimentação fora do lar, especialmente para os estabelecimentos que dependem do consumo em shopping centers e regiões comerciais.
Apesar disso, o Índice da Situação Atual Empresarial (ISAE) registrou um leve avanço de 0,3 ponto, alcançando 96,5 pontos, indicando uma certa estabilização. Solmucci enfatiza que o setor de bares e restaurantes segue resiliente, apoiado na retomada gradual do consumo e na capacidade de geração de empregos, mantendo uma perspectiva positiva para o restante do ano.
Eventos como o feriadão de Páscoa, o Dia das Mães, o Dia dos Namorados e o São João têm o potencial de impulsionar o movimento nos bares e restaurantes, embora alguns desses eventos tenham características regionais. A confiança dos serviços e a expectativa de movimento decorrente desses eventos são elementos que podem contribuir para equilibrar o impacto da inflação no setor.
Com informações e fotos da Abrasel/BR