logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Setor automotivo impulsiona crescimento industrial e colabora para bom desempenho econômico no país.

COMPARTILHE

O papel do setor automotivo na indústria é de extrema importância para o bom desempenho geral, como evidenciado pelo crescimento de 12% na produção em julho deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse crescimento foi fortemente impulsionado pela produção de veículos automotores, reboques e carrocerias.

De acordo com o gerente da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), André Macedo, os automóveis desempenharam um papel determinante nesse resultado, com as autopeças também contribuindo de forma significativa, embora em menor grau. Macedo ressaltou que apesar do recuo de 1,4% na produção industrial em julho, houve um crescimento expressivo em junho de 4,3%, impulsionado pelo retorno à produção de unidades produtivas que foram afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul em maio. Empresas automotivas como Scania e Volks chegaram a conceder férias coletivas devido à falta de componentes vindos do estado afetado.

Apesar do recuo registrado em julho, Macedo destacou que o setor está em uma trajetória ascendente, com representantes do governo comemorando o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,4% no segundo trimestre, superando as expectativas. O vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), ressaltou que o crescimento do PIB foi impulsionado pela indústria e o setor de serviços, sendo o terceiro maior entre os países do G20.

Além disso, Alckmin destacou que o Brasil teve um dos melhores desempenhos do segundo trimestre de 2024, com um crescimento de 1,4%, o que coloca o país em uma posição sólida em comparação com outras economias do G20. Diversos setores da indústria cresceram, refletindo um cenário positivo para a economia e a sociedade como um todo.

Com informações da EBC
Fotos: © Marcelo Camargo/Agência Brasil / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade