logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Saúde amplia vacinação contra dengue para crianças e adolescentes próximos do vencimento.

COMPARTILHE

O Ministério da Saúde anunciou uma medida de ampliação da vacinação contra a dengue devido à proximidade do vencimento de algumas doses disponíveis nos estoques. Agora, crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos poderão ser imunizadas, expandindo a faixa etária inicialmente estabelecida de 10 a 14 anos. A iniciativa visa evitar que as vacinas expirem e garantir a proteção desses grupos vulneráveis.

A orientação do Ministério da Saúde é para que os estados que ainda não contemplaram todos os municípios com a vacina da dengue priorizem o remanejamento das doses próximas do vencimento para essas regiões. Já nos locais onde a vacinação está completa, as doses podem ser aplicadas em crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Além disso, em situações em que as outras medidas não forem suficientes para utilizar todas as doses a tempo, os gestores municipais têm a liberdade de estender a vacinação para pessoas de 4 a 59 anos, conforme especificado na bula do imunizante Qdenga.

Para assegurar a administração da segunda dose, que deve ocorrer após um intervalo de 90 dias, às pessoas vacinadas com as doses remanejadas dentro das recomendações do Ministério da Saúde, os estados e municípios devem oficializar a estratégia adotada por meio dos e-mails fornecidos pelo órgão. De acordo com a pasta, essa é uma medida temporária e excepcional, destinada apenas às vacinas com prazo de validade até 30 de junho e 31 de julho de 2024.

Essa ação visa garantir a proteção da população contra a dengue, uma doença transmitida por mosquitos que pode causar complicações graves. Com a ampliação da faixa etária para a vacinação, o Ministério da Saúde busca maximizar o uso das doses disponíveis e evitar desperdícios, reforçando a importância da imunização para a prevenção de doenças.

Com informações da EBC
Fotos: © Takeda/Divulgação / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade