Recentemente, foram concluídos os trabalhos de revitalização da Ponte Ayrton Senna e de seus acessos na BR-163, em Guaíra, Paraná, com um investimento significativo de R$ 6 milhões. As melhorias foram realizadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e abrangem um segmento da rodovia entre os quilômetros 349 e 354, sendo essa via essencial para a conexão entre o estado do Paraná e Mato Grosso do Sul.
Com uma impressionante extensão de 3.600 metros, a ponte sobre o Rio Paraná liga os municípios de Guaíra e Mundo Novo. Este elo viário é crucial, pois diariamente, cerca de 8 mil veículos cruzam sua estrutura, incluindo caminhões que transportam uma variedade de cargas, que vão de grãos a produtos alimentícios, além de passageiros. As intervenções feitas visam não apenas aumentar a segurança, mas também melhorar a fluidez do tráfego e garantir uma maior durabilidade do pavimento.
As obras incluíram uma série de serviços importantes, como a correção de irregularidades na pista e a aplicação de microrrevestimento asfáltico. Essa técnica é fundamental, pois sela trincas, melhora a aderência e prolonga a vida útil da superfície rodoviária. Além disso, foi realizada uma renovação na sinalização horizontal e vertical, envolvendo a pintura de faixas e a substituição de placas. Outra inovação foi a ampliação e a abertura de drenos, assim como a execução de remendos profundos, assegurando que o tráfego permaneça seguro e eficiente.
A Ponte Ayrton Senna não apenas exerce um papel vital na logística regional, mas também está integrada ao Corredor Bioceânico, uma rota logística internacional que conecta o Brasil ao Oceano Pacífico por meio do Paraguai, Argentina e Chile. Esta conexão é estratégica pois reduz o tempo necessário para o escoamento das exportações brasileiras para a região Ásia-Pacífico, promovendo uma integração ainda maior entre os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Em termos de potencial logístico, o Paraná destaca-se por sua significativa contribuição à produção nacional de grãos, representando 13,5% desse total. Conforme dados do IBGE, a expectativa é que o estado alcance 45,3 milhões de toneladas na safra de 2025. A BR-163 se configura como um dos principais eixos logísticos do estado, garantindo o transporte eficiente da produção agrícola até o Porto de Paranaguá, o maior terminal de exportação do Paraná, o que é crucial para a competitividade do agronegócio na região.
Com informações e Fotos do Ministério dos Transportes