logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Reunião SBPC discute sustentabilidade e mudanças climáticas em Belém neste domingo.

COMPARTILHE

A 76ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) terá como foco principal os temas das mudanças climáticas e a construção de um futuro sustentável e inclusivo. Com início marcado para este domingo, dia 7 de julho, o evento será sediado no Theatro da Paz, local emblemático da cidade de Belém. A expectativa é que mais de 35 mil pessoas participem do encontro, que trará à tona questões essenciais para a comunidade científica e a sociedade como um todo.

O tema escolhido para esta edição, intitulado “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”, ressalta a importância de um diálogo contínuo sobre os desafios enfrentados em relação às mudanças ambientais, a urgência de conter o aquecimento global e a necessidade de promover um crescimento sustentável em todas as esferas da sociedade. Esse encontro representa uma oportunidade ímpar para que os especialistas compartilhem suas pesquisas e visões sobre essas questões prementes.

Além disso, a programação da reunião contará com mais de 300 atividades, que incluem conferências, mesas-redondas, painéis, webminicursos e sessões de pôsteres. Também serão realizados eventos paralelos no campus Guamá da Universidade Federal do Pará, abordando temáticas diversas como a cultura Afro e Indígena, a alimentação regional paraense e a exposição de trabalhos acadêmicos de relevância.

A presença de autoridades, como os ministros da Educação, Ciência Tecnologia e Inovação, Saúde, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, e Planejamento e Orçamento, reflete a importância do evento e a relevância dos temas em discussão. O presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, destaca a participação de pesquisadores de todo o país e a contribuição significativa que essas discussões podem gerar para conferências internacionais futuras, como a COP30.

Por fim, a reunião da SBPC é um marco para a comunidade científica brasileira, especialmente diante dos desafios globais atuais, como a preservação da Amazônia e as políticas de desenvolvimento sustentável. O evento se apresenta como uma oportunidade única de reflexão e colaboração entre os diversos atores envolvidos, visando a construção de soluções inovadoras e eficazes para promover um futuro mais sustentável e inclusivo para todos.

Com informações da EBC
Fotos: © Ralf Vetterle/Pixabay / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade