Na última segunda-feira, 15, o Ministério dos Transportes organizou uma reunião significativa com representantes da comunidade indígena Xavante da Terra Indígena Pimentel Barbosa. O objetivo do encontro foi discutir as obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) e retomar os processos de identificação, delimitação e demarcação de terras dos povos Wedezè e Tsorepré. Esta reunião representa um passo importante na busca por diálogo e entendimento entre as autoridades responsáveis pelo projeto e as comunidades impactadas por ele.
Durante a reunião, o secretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes destacou a importância de construir alianças que vão além das limitações institucionais. Ele ressaltou a disposição do ministério em colaborar na construção de respostas às demandas da população local, enfatizando a necessidade de um trabalho conjunto para garantir os direitos dos povos indígenas.
O diretor de Empreendimentos da Infra S.A. também compartilhou informações sobre a situação atual da obra. Ele mencionou que estão em um momento crucial da implementação do projeto. Com um trecho da ferrovia bloqueado, há a possibilidade de avançar na construção, ao mesmo tempo em que se busca atender a reivindicações históricas das comunidades indígenas. “A ideia é caminharmos juntos”, afirmou ele, enfatizando a importância da colaboração entre as partes.
Além dos representantes do Ministério dos Transportes, a reunião contou com a presença da diretora do Departamento de Obras e Projetos da Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário e 13 caciques da Terra Indígena Pimentel Barbosa. Durante o encontro, foram abordadas questões fundamentais como o cumprimento da legislação brasileira e o respeito aos direitos dos povos indígenas, além da colaboração com outras esferas do governo para atender as demandas apresentadas.
A Ferrovia de Integração Centro-Oeste é uma iniciativa estratégica para a logística nacional, com o intuito de facilitar o escoamento da produção agrícola da região Centro-Oeste. Ao se conectar com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste, a Fico amplia o acesso ferroviário aos portos do Arco Norte. Com 383 quilômetros de extensão, a Ferrovia Fico I interliga Água Boa, no Mato Grosso, a Mara Rosa, em Goiás.
Com informações e Fotos do Ministério dos Transportes











