logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Retomada do turismo no RS traz esperança para empreendedores do setor de alimentação.

COMPARTILHE

A reabertura do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), na última segunda-feira (21), marcou um momento de esperança e alívio para diversos setores da economia, principalmente para os bares e restaurantes da região. Com mais de 70 voos diários, a capital gaúcha se reconecta com o Brasil, trazendo perspectivas positivas para o comércio local.

Após cinco meses de impactos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, os empreendedores do setor de alimentação fora do lar aguardam ansiosamente a retomada do turismo. A expectativa é de que o aumento do fluxo de turistas influencie positivamente nos estabelecimentos que sofreram com a queda no número de visitantes durante o período em que o aeroporto esteve fechado. Em destaque, a cidade de Gramado, um dos destinos mais afetados pela ausência de turistas, com projeções de crescimento de até 50% no faturamento.

Segundo Cássio Gasparin, dono do bistrô Seven Gourmet em Gramado, a notícia da reabertura foi recebida com entusiasmo, principalmente por ser um marco para a recuperação do turismo local. A liberação gradual de voos domésticos, com previsão de operação de 128 voos diários, e a perspectiva de receber voos internacionais a partir de 16 de dezembro, prometem impulsionar ainda mais o turismo no estado.

O presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, destacou a importância da reabertura do aeroporto para a recuperação dos negócios locais, que enfrentaram meses desafiadores. Ele ressaltou que muitos bares e restaurantes operaram sem lucro durante esse período e a retomada das atividades é fundamental para o crescimento desses estabelecimentos, que dependem fortemente do turismo.

Maria Fernanda Tartoni, presidente da Abrasel no Rio Grande do Sul, comemorou o momento como um divisor de águas, porém alertou sobre os desafios que ainda precisam ser superados. Ela ressaltou a importância do apoio contínuo para a plena recuperação do setor e reforçou a mensagem de que a região está aberta para receber turistas com segurança.

Além da reabertura do aeroporto, a Abrasel lançou em julho deste ano o Movimento Retomada Gaúcha, uma iniciativa de apoio aos empreendimentos afetados pelas enchentes e pela retração econômica. Com um plano de ação a longo prazo, o movimento visa oferecer suporte aos empreendedores, incluindo cuidados com a saúde mental e física, iniciativas junto ao poder público e soluções para melhoria dos negócios. A parceria com a plataforma de telemedicina Doctor8 já prestou mais de 5 mil atendimentos médicos e psicológicos às vítimas das enchentes, demonstrando o compromisso em auxiliar nesse momento desafiador.

Com expectativas positivas para a chegada do Natal Luz em Gramado, os empresários locais estão otimistas em relação ao futuro e se preparam para receber os turistas de forma especial, destacando a decoração única da cidade para as festividades. A mensagem é clara: a região está pronta para receber visitantes e se fortalecer após os desafios enfrentados nos últimos meses.

Com informações e fotos da Abrasel/BR

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade