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Retomada das obras da Transnordestina promete gerar 6 mil empregos e desenvolver a economia regional

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Um marco significativo para o desenvolvimento econômico de Pernambuco foi celebrado com o anúncio da retomada das obras da Transnordestina, uma ferrovia estratégica que desempenhará um papel crucial na infraestrutura logística da região. O projeto, que havia sido anteriormente interrompido, foi reintegrado ao planejamento de transportes nacional, visando conectar a cidade de Salgueiro ao Porto de Suape.

O edital publicado traz um investimento de R$ 415 milhões, destinado à construção de um trecho de 73 quilômetros da ferrovia, que abrange os municípios de Custódia e Arcoverde. Esta iniciativa promete impulsionar a economia local, gerar empregos e tornar a logística da área mais eficiente. Estima-se que a obra criará aproximadamente 6 mil postos de trabalho diretos e indiretos, abrangendo desde a fase de elaboração do projeto até sua conclusão.

A Transnordestina é vista como um grande sonho de muitos habitantes da região. As autoridades locais destacam a importância desse investimento em infraestrutura, que se mostra vital para aumentar a competitividade e eficiência econômica. O edital permite que consórcios formados por até três empresas, incluindo companhias estrangeiras atuantes no Brasil, participem do processo.

A Infra S.A., responsável pela contratação das obras, vê o projeto como símbolo de desenvolvimento e integração regional. A ferrovia não apenas visa tornar o transporte de cargas mais eficaz, mas também fortalecer as cadeias produtivas na região, com efeitos benéficos na competitividade dos produtos nordestinos no mercado.

Em essência, a Transnordestina representa uma conquista que vai além da construção de trilhos. É um marco que influenciará positivamente Pernambuco e outras áreas do Nordeste. O traçado original da ferrovia tinha o intuito de conectar Eliseu Martins (PI) aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE), passando por Salgueiro. Após a revisão do contrato prévio, o segmento pernambucano foi removido do projeto anterior devido a questões de viabilidade. No entanto, com a nova administração no país, a obra foi reintegrada, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento da região.

A economia nordestina tem se expandido, aumentando sua contribuição para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que atualmente corresponde a cerca de 16% da totalidade do país. Em meio a esse crescimento, a Transnordestina se estabeleceu como um vetor importante para integrar polos produtivos do interior aos principais portos da região, facilitando o escoamento de grãos, minérios e outros produtos industrializados.

Atualmente, a Transnordestina é considerada a maior obra linear em execução no Brasil. Já foram alocados R$ 7 bilhões em investimentos, e a previsão é de que até o início do próximo ano, aproximadamente R$ 1,5 bilhão em novas obras ferroviárias sejam contratadas para Pernambuco. Com um investimento total estimado em R$ 15 bilhões, a ferrovia terá mais de 1,2 mil quilômetros de extensão e afetará 53 municípios. O primeiro trecho comercial deverá iniciar ainda neste ano, interligando o Terminal Intermodal de Cargas de Bela Vista (PI) a Iguatu (CE), e até agora, as obras já apresentam 75% de progresso físico, com 676 quilômetros finalizados e 280 quilômetros ainda em desenvolvimento.

Com informações e Fotos do Ministério dos Transportes

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