Na manhã desta quarta-feira, foi anunciada a retomada das obras da Transnordestina em Pernambuco. Durante uma reunião convocada com prefeitos da região, foi revelado que, em outubro, a Infra S.A. publicará um edital destinado à continuidade das obras do lote SPS-4 da ferrovia. Este trecho, que liga os municípios de Custódia e Arcoverde, se estende por 73 quilômetros e representa um investimento de R$ 200 milhões.
Até o momento, do total de 179 quilômetros que compõem o trecho pernambucano da ferrovia, 38% já estão concluídos, o que significa que essa parte do projeto, que vai de Salgueiro até Fortes, já apresenta significativo progresso. Há mais de uma década não haviam avanços na construção na região, o que torna este momento estratégico. A publicação do edital está prevista para ocorrer até o dia 30 de outubro, com a expectativa de que essa fase da obra gere empregos e impulsione a economia local.
A continuidade das obras da Transnordestina é considerada uma prioridade, dada a sua importância não só do ponto de vista econômico, mas também como um agente promotor do desenvolvimento regional no Nordeste. Especialistas afirmam que as cidades envolvidas devem estar preparadas para absorver o fluxo de investimentos, de modo a garantir que a população local se beneficie diretamente dessas iniciativas.
Além das obras da ferrovia, também foi anunciado o início dos estudos para a construção de um porto seco com hubs logísticos na região. Este projeto incluirá locais no Sertão, em Salgueiro, e no Agreste, em municípios como Quipapá e Agrestina. O porto seco será um terminal intermodal, interligando ferrovias e rodovias e fazendo conexão com um porto marítimo. Essa infraestrutura é essencial para o armazenamento e manutenção de mercadorias, proporcionando uma alternativa para aliviar a pressão nos espaços alfandegários dos portos marítimos.
A implementação deste tipo de terminal intermodal não só reduzirá os custos logísticos, mas também abrirá novas oportunidades para a expansão do Porto de Suape, beneficiando não apenas Pernambuco, mas também estados vizinhos, como Ceará e Piauí. A interconexão com a Ferrovia Norte-Sul pode potencializar ainda mais a integração regional e facilitar o fluxo de produtos nas cadeias de suprimento.
Com informações e Fotos do Ministério dos Transportes