O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) concluiu a fase inicial da investigação do acidente com o voo 2283 da empresa aérea Voepass. O acidente envolveu o turboélice ATR 72-500, fabricado pela Avions de Transport Régional (ATR), e resultou na morte de todas as 62 pessoas a bordo, incluindo 58 passageiros e quatro tripulantes.
Os motores e outras partes do avião foram removidos e transportados para a sede do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) em São Paulo para ajudar na investigação. A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que a investigação continua para identificar os possíveis fatores contribuintes para o acidente. Um relatório preliminar com as prováveis causas da queda da aeronave será concluído dentro de 30 dias.
O voo partiu de Cascavel (PR) com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), mas caiu subitamente sobre a cidade de Vinhedo, interior de São Paulo. Além da investigação do Cenipa, a Polícia Federal e a Polícia Civil de São Paulo também estão conduzindo inquéritos sobre o acidente.
A FAB disponibilizou uma aeronave cargueira KC-390 para transportar as urnas funerárias das vítimas de volta para Cascavel, de onde a maioria das vítimas do voo 2283 eram naturais. O avião militar aguarda liberações oficiais para iniciar o transporte.
A investigação administrativa tem como objetivo esclarecer as causas do acidente, rever padrões de segurança de voo e prevenir futuros eventos similares. A queda do voo 2283 é um evento trágico que requer uma investigação minuciosa para garantir que todas as possíveis falhas sejam identificadas e corrigidas para garantir a segurança de futuros voos.
Com informações da EBC
Fotos: © Paulo Pinto/Agência Brasil / EBC