logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Receita Federal libera consulta ao 4º lote do Imposto de Renda; Restituições no dia 30

COMPARTILHE

A Receita Federal divulgou nesta sexta-feira (23) a abertura da consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2024. Com um valor total de mais de R$ 6,8 bilhões, as restituições serão pagas no dia 30 de agosto para 5.347.441 contribuintes.

Os contribuintes que desejarem verificar se terão direito à restituição devem acessar o site da Receita Federal e clicar em “Meu Imposto de Renda”, em seguida, na opção “Consultar a Restituição”. Além disso, a consulta também pode ser feita através do aplicativo da Receita Federal disponível para tablets e smartphones.

O montante destinado às restituições inclui um valor de R$ 469,1 milhões que serão dados a contribuintes com prioridade, como idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, e aqueles que possuem alguma deficiência física ou mental ou doença grave. Além disso, professores também foram contemplados neste lote.

Outros 261.019 contribuintes que não possuem prioridade receberão a restituição neste lote por terem optado pela declaração pré-preenchida ou pelo recebimento através do Pix. Já 4.904.908 contribuintes não prioritários também serão beneficiados. Adicionalmente, 47.238 restituições foram incluídas no lote de contribuintes priorizados em função do estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul.

Esse lote também abarca restituições residuais de exercícios anteriores de contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram suas pendências com a Receita Federal.

Em relação ao resgate das restituições, o pagamento é feito diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração. Caso haja algum erro nos dados bancários informados ou a conta tenha sido desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Se o contribuinte não realizar o resgate da restituição dentro do período estipulado, é possível solicitar o valor através do Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos” e selecionando “Meu Imposto de Renda”. Por fim, deve-se clicar na opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Com informações da EBC
Fotos: © Juca Varella/Agência Brasil / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade