A polícia prendeu o quinto suspeito de provocar incêndios criminosos no estado de São Paulo. Um homem de 44 anos foi detido em flagrante enquanto ateava fogo em uma área de mata na cidade de São José do Rio Preto. A ação foi registrada por uma câmera de segurança e levou à sua captura na última segunda-feira (26).
Essa prisão se soma a outras três ocorridas durante o fim de semana, além de um novo detido, de 27 anos, por atear fogo em uma área de pastagem em Batatais, também na segunda-feira. Além das prisões, a Polícia Militar Ambiental aplicou multas de mais de R$ 15 mil a dois homens em Porto Ferreira que foram flagrados acendendo fogueiras para limpeza da vegetação.
Os incêndios, que já consumiram cerca de 34 mil hectares de terras no estado, tiveram seus focos controlados pelos bombeiros. No entanto, a Defesa Civil alerta que o risco de novos incêndios persiste pelo menos até o próximo sábado (31) devido às condições climáticas desfavoráveis, com previsão de baixas umidades e temperaturas acima dos 30 graus.
Além dos danos ambientais, a onda de incêndios afeta o fornecimento de água potável em algumas cidades do interior de São Paulo. A empresa responsável pelo abastecimento emitiu um alerta para possíveis interrupções no fornecimento de água devido ao alto consumo para a limpeza da fuligem causada pelos incêndios. Recomenda-se que os moradores façam uso consciente e moderado da água até que a situação seja normalizada.
Com informações da EBC
Fotos: © Paulo Pinto/Agência Brasil / EBC