Na manhã deste domingo, o governo do estado de São Paulo divulgou um boletim lamentável sobre o trágico acidente aéreo envolvendo o voo 2283 da Voepass Linhas Aéreas. Segundo as informações, os trabalhos de resgate, realizados pelo Corpo de Bombeiros, foram finalizados e todos os corpos das 58 passageiros e 4 tripulantes foram retirados dos escombros. Infelizmente, não houve sobreviventes na queda da aeronave em um condomínio residencial em Vinhedo, interior de São Paulo, na sexta-feira passada.
Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) da capital paulista para os procedimentos de reconhecimento. Até o momento, apenas dois corpos foram identificados e aguardam a liberação para que as famílias possam realizar o funeral de seus entes queridos. O IML não deu previsão de quando os demais corpos serão reconhecidos.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) está responsável pelo local do acidente, que permanece fechado para investigação. As caixas-pretas da aeronave, que contêm informações cruciais sobre o voo desde a partida em Cascavel (PR) até o momento da queda, já começaram a ser periciadas pela Força Aérea Brasileira (FAB).
Para auxiliar na identificação das vítimas, a Polícia Científica do Paraná montou um posto em Cascavel para coleta de dados e amostras de DNA. Até o momento, 26 famílias foram atendidas para fornecer informações que possam ajudar no reconhecimento dos corpos que se encontram no IML de São Paulo. Documentos médicos, odontológicos e materiais biológicos estão sendo solicitados como forma de identificação.
O trabalho de reconhecimento dos corpos está sendo realizado por aproximadamente 40 profissionais, incluindo médicos legistas, odontólogos legais, e equipes de antropologia e radiologia. O IML central de São Paulo está dedicado exclusivamente ao atendimento das vítimas do acidente, com 26 famílias sendo acolhidas num auditório próximo.
As famílias das vítimas que não residem em São Paulo têm a opção de se apresentar nos núcleos de IML locais para realizar o atendimento, documentação e coleta de material biológico. O governo paulista e a Voepass estão fornecendo acomodações em hotéis para os familiares das vítimas, incluindo apoio psicológico.
A situação é devastadora e desafiadora para todos os envolvidos, e a investigação continuará para esclarecer as causas desse trágico acidente aéreo. O próximo boletim está previsto para ser divulgado ainda hoje, às 17h, no intuito de manter a sociedade informada sobre o desenrolar dos acontecimentos. Este é um momento de luto e solidariedade com as famílias enlutadas e as vítimas desse triste episódio aéreo.
Com informações da EBC
Fotos: © Paulo Pinto/Agência Brasil / EBC